Pastoral Arquidiocesana do Dízimo realiza mais uma Escola Itinerante em outubro

No final de outubro, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo realiza mais uma Escola Itinerante, agora na Região Episcopal Norte! A ação tem como objetivo formar agentes missionários das paróquias e comunidades sobre o significado do dízimo e a importância de colaborar com o Projeto Divino neste mundo.

Será na Paróquia Santo Antônio, do Boa Vista, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com início às 19h45. O evento é gratuito, mas os organizadores pedem a doação de 1kg de alimento não perecível no dia. As inscrições podem ser feitas através deste LINK e pede-se para levar a Bíblia.

A Escola Itinerante é destinada aos coordenadores, agentes de pastoral e movimentos, catequistas e toda a comunidade, sobretudo aos agentes da pastoral do dízimo, pois tem em seu conteúdo subsídios importantes para o desenvolvimento prático e teórico das ações pertinentes à pastoral. Também são oferecidas aos seminaristas as orientações para que os futuros religiosos, diáconos e padres sejam profundos conhecedores deste preceito bíblico.

O tema do encontro será “Dízimo, compromisso de Fé e Gratidão” e o conteúdo abordado visa esclarecer questões importantes do dízimo, com fundamentação bíblica e contextualização na realidade individual e paroquial.

Os temas da Escola Itinerante

Na Escola são apresentados três temas, estudados sistematicamente para um aprofundado conhecimento da mística e espiritualidade do dízimo.

O primeiro tema, Querigma, tem o objetivo de levar o cristão a crer e experimentar o amor pessoal e incondicional de Deus. É desenvolvido a partir de vários pressupostos do encontro pessoal com Deus, pois só se torna dizimista o cristão que verdadeiramente está convertido. No início deste módulo é estudada a relação do cristão com Deus, destacando o “Deus amor, como um pai compassivo com seus filhos” (cf Sl. 103, 13).

O segundo tema da Escola apresenta a Fundamentação Bíblico Teórica do Dízimo, apresentando as passagens bíblicas desde o Antigo Testamento, atualizando aos nossos dias. São apresentadas referências pontuais ao livro Estudos da CNBB nº 8 – Pastoral do Dízimo, publicado em junho de 1975 como estímulo para a importante opção pastoral da Igreja no Brasil. No recente documento publicado em junho de 2016, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – Documento 106 – O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas – o dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização como um dos elementos da conversão pastoral, que foi assumida pela Conferência de Aparecida (2007) e tem sido vivamente recomendada pelo Papa Francisco (Evangelli Gaudium 25).

No terceiro tema da Escola Itinerante é enfatizada a Missão da Pastoral do Dízimo, sendo abordadas as dinâmicas para execução adequada da pastoral do dízimo, desde sua implantação até sua manutenção, com sugestões e propostas claras e fundamentadas no magistério da Igreja. No contexto também são apresentados os desafios da Pastoral do Dízimo, na sua compreensão pastoral e não apenas pecuniária.

Escola Itinerante do Dízimo

SERVIÇO:

Escola Itinerante do Dízimo – Região Episcopal Norte
Data: 18, 19 e 20 de outubro
Local: Paróquia Santo Antônio do Boa Vista (Av. Paraná, 1939 – Boa Vista)
Inscrições pelo LINK

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba