Pastoral Carcerária promove campanha para arrecadar doações para Kits de Higiene Pessoal

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Curitiba realiza uma campanha para adquirir produtos de higiene pessoal para distribuir Kits às detentas do Complexo Médico Penal de Pinhais. O valor arrecadado será utilizado para preparar um momento de acolhimento e distribuir produtos como shampoo, condicionador, sabonetes e outros mais que forem possíveis adquirir.

Para contribuir, a chave pix específica desta campanha é [email protected]. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas até o dia 28 de novembro.

O trabalho da Pastoral Carcerária

A missão da pastoral é evangelização e promoção da dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres através das equipes de pastoral, na busca de um mundo sem cárceres. Na arquidiocese, a pastoral busca ser presença da Igreja nos cárceres e trazer a questão carcerária para dentro da Igreja, revitalizando a sensibilidade eclesial e social da fé para os problemas do encarceramento. Trabalha-se, também, em conjunto com a Diocese de São José dos Pinhais, onde se localiza o maior complexo prisional do estado, em Piraquara.

O território da arquidiocese possui três cadeias públicas – Colombo, Curitiba e Campo Largo – e duas unidades penais – CMP, em Pinhais, e CCC, na saída de Curitiba para Araucária. Além desta equipe na Cadeia Pública de Curitiba, há também agentes de pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Amparo que visitam pessoas presas na Cadeia Pública de Rio Branco do Sul.

:: Saiba mais sobre a Pastoral Carcerária

Seja um(a) voluntário(a)

Para ser agente de Pastoral Carcerária a pessoa precisa ter mais de 18 anos, participar da formação inicial e frequentar as atividades realizadas ao longo do ano, como retiros, seminários, assembleias, etc. Pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Além das visitas pastorais às pessoas presas, a Pastoral Carcerária também acolhe e acompanha familiares de pessoas presas e compõe a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Paraná, movimento que reúne diversos coletivos e organizações ao redor dos 10 pontos da Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

Com informações de

Pastoral Carcerária Arquidiocesana