Pastoral da Aids Regional Sul II realiza pré-assembleia

No dia 25 de setembro, 15 agentes e lideranças da pastoral da AIDS do Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em pré-assembleia na Paróquia Imaculado Coração de Maria. As atividades iniciaram com um momento de espiritualidade conduzido pelo até então coordenador João Ramil Fitz Schanan.

Na sequência, o doutor Jean, infectologista do Hospital das Clínicas de Curitiba (PR), fez uma explanação acerca do tratamento do HIV/AIDS, que tangem o plano estratégico estadual e nacional. Ele ainda mencionou sobre a nova tecnologia em medicamentos que não são tóxicos ou nocivos às pessoas que estão vivendo com a doença. Também disse sobre o avanço positivo e animado da estratégia 90.90.90, que já se fala em 95.95.95.

Após um breve intervalo, a doutora Mara Carmen Ribeiro Franzoloso, do departamento DST/AIDS do Estado do Paraná, apresentou vários dados atuais sobre a incidência da doença no estado. Em diversos municípios observa-se uma baixa ocorrência da doença, enquanto alguns ainda precisam ser observados de perto quanto ao cuidado e conscientização.

Dra. Carmem destacou a cidade de Curitiba, que recebeu uma condecoração pela baixa incidência de HIV/AIDS nos últimos anos. “Muito tem se avançado, no entanto, é necessário avançar ainda mais nessa luta pela vida e difundir a logica do cuidado”, constatou.

No período da tarde, Evandro Ferrete, Secretário Nacional da Pastoral da AIDS, conduziu o momento da pré-assembleia para indicar a nova coordenação do Regional Sul II para o próximo triênio. Ele motivou a apresentação de propostas e estratégias de ação pastoral e lembrou aos agentes o que é ser uma pastoral social da Igreja, que difere de ativismo ou trabalho de Organizações Não Governamentais.

Evandro motivou a necessidade da espiritualidade encarnada na realidade e na Sagrada Escritura, sobretudo em textos bíblicos basilares da Pastoral da AIDS. Também falou da importância da caminhada em conjunto, da comunicação com o Nacional e das ações em colaboração com as demais pastorais.

__

Com informações do padre Gilberto Rodrigues de Oliveira Filho, CM (Assessor Arquidiocesano)