Membros de dez países da América Latina participam de um encontro de experiência vivencial, em Curitiba, com o objetivo de fortalecer e incentivar a criação de trabalhos pastorais junto às crianças, a partir da metodologia da Pastoral da Criança no Brasil.
O evento tem ações programadas na capital paranaense e Região Metropolitana. Ocorre desde 3 de julho e segue até 16 de julho. A proposta é que, durante o encontro, os participantes possam elaborar projetos adaptados à realidade de cada país, que serão colocados em prática posteriormente.
A iniciativa é motivada pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) que, junto com a Pastoral da Criança e a Visão Mundial, instituição que organiza o apadrinhamento de crianças, desenvolvem o projeto “Centralidad de la Niñez”, um esforço institucional que pretende fortalecer a espiritualidade da criança e dos agentes pastorais, além de promover a capacitação em temas relacionados ao desenvolvimento integral da criança.
A atividade inclui capacitação sobre Guia do Líder – material que serve de base para o voluntariado da Pastoral da Criança, e atividades práticas desenvolvidas nas comunidades da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo (PR). “É uma forma de conhecer e vivenciar as principais atividades do líder da Pastoral da Criança no acompanhamento às famílias, ação que inclui a visita domiciliar, Celebração da Vida e Reunião para Reflexão e Avaliação”, explica Maria das Graças Silva Gervásio, da equipe de organização do evento.
Os participantes também terão oportunidade de visitar e conhecer a realidade das comunidades, os serviços de saúde e assistência social e o trabalho sociais que acontecem na paróquia.
O evento se encerra no dia 16 de julho, sábado, às 19h, com uma celebração de envio no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida por Dom Gustavo Rodríguez, arcebispo de Yucatán, México, e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM.
Fonte: Pastoral da Criança