Pastoral Operária do Paraná discute estímulos à economia popular

Pastoral Operária do Paraná se reuniu em Curitiba discute criação de uma nova Economia Popular
Pastoral Operária do Paraná se reuniu em Curitiba para discutir a criação de uma nova Economia Popular | Foto: Divulgação

Nos dias 15 e 16 de julho, a Pastoral Operária do Paraná se reuniu no Instituto Salette, em Curitiba, para discutir sobre o mundo do trabalho a partir da proposta do Papa Francisco de “realmar a economia”, ou seja, da Economia de Francisco. A atividade contou com a parceria da Casa de Francisco e Clara, do Cepat e da Rede Mandala (Economia Popular e Solidária). O seminário teve o apoio financeiro do Fundo Nacional de Solidariedade (CNBB). Participaram representantes da Arquidiocese de Curitiba, das Dioceses de União da Vitória, Campo Mourão e Paranaguá, da Diocese Anglicana de Curitiba e representantes do CEBI e do Serviço Pastoral dos Migrantes.

“A economia capitalista não funciona porque ela não é amiga nem dos humanos e nem dos não humanos”, destacou André Langer ao refletir sobre o modelo econômico que permite a existência da fome, de bolsões de pobreza, da devastação ambiental e da extinção da biodiversidade, que são de extrema importância para a vida humana. “Tudo está interligado” (Laudato Si, 91, 117, 138, 240), uma expressão cunhada e repetida várias vezes na Laudato Si, que soa para nós quase como um mandamento. Não dá mais para pensar a economia e o trabalho separadamente, bem como não é possível pensar a educação, a religião e a política de maneira separada.

Criação de uma “Nova Economia”

Com participação remota, Eduardo Brasileiro, da Articulação Brasileira de Francisco e Clara, enfatizou a necessidade da esperança para “superar esse modelo econômico”. A Economia de Francisco e Clara é chamada a criar espaços de conexão de ideias e experiências de uma economia para a vida. Por isso, as “Casas de Francisco e Clara” são experiências concretas, como laboratórios nos quais jovens estudantes, universitários e de comunidades podem discutir e fomentar uma “nova economia”. Neste sentido, o religioso Marista irmão José Augusto apresentou a experiência da Casa de Francisco e Clara em Curitiba, uma instituição que nasce inspirada na Economia de Francisco para fomentar entre os jovens universitários a construção de um mundo melhor.

A educadora popular Gisele Carneiro, da Rede Mandala, apresentou o caminho feito pela Economia Popular Solidária. Uma história feita em mutirão na comunidade, que toma vários espaços na sociedade. Desde o início, a Igreja apoiou a Economia Solidária. A Pastoral Operária fomenta grupos de Economia Popular Solidária pelo Brasil, a exemplo da Padaria Comunitária Santo Dias e a Oficina de Costura Solidariedade, na Vila das Torres, em Curitiba.

As experiências se complementam. A necessidade de “realmar a economia”, apontada pelo Papa Francisco, passa pela possibilidade de discutir o mundo do trabalho e o trabalho digno. O seminário não esgotou o assunto, longe disso – deixou um “gostinho de quero mais”. O mesmo tema será replicado também nas demais dioceses presentes. Para se aprofundar mais sobre o tema, destaca-se a leitura do livro “Realmar a Economia”, da Editora Paulus.

Para nos salvar desse caminho que tem como único destino possível o sofrimento e nossa extinção definitiva, o papa Francisco nos convida a repensar a forma com que cuidamos de nossa casa (Oikos), propondo uma economia refundada nos valores do cuidado e do amor: a Economia de Francisco e Clara.
Para nos salvar desse caminho que tem como único destino possível o sofrimento e nossa extinção definitiva, o papa Francisco nos convida a repensar a forma com que cuidamos de nossa casa, propondo uma economia refundada nos valores do cuidado e do amor: a Economia de Francisco e Clara.

O seminário foi um espaço de reflexão e esperança. “Avaliação”, “ponto de partida”, “esperança”, “iluminação para a ação”, são palavras fortes que foram destacadas pelos participantes. A linha condutora que teceu a rede do seminário foi a necessidade de refletir e construir uma economia “amiga dos humanos e dos não humanos”, a partir da compreensão da Casa Comum. Por isso, faz-se necessário o desinvestimento na economia de morte e valorizar a economia popular. Tendo isto em vista, é fundamental que as paróquias discutam sobre o fomento à economia popular na comunidade. Portanto, realmar a economia significa “juntar aquilo que o capitalismo separou na economia”.

Saiba mais sobre a Economia de Francisco e Clara, clicando aqui.

Saiba mais sobre a Casa de Francisco e Clara, no link da Cartilha.

Saiba mais sobre a Rede Mandala, no link do site.

Por Jardel Neves Lopes | Pastoral Operária