
Mais de 100 agentes de pastoral e lideranças da população em situação de rua de várias cidades do Brasil estiveram reunidos de 15 a 17 de junho em Recife para a 3ª Assembleia Nacional da Pastoral do Povo de Rua. Representantes da Pastoral da Arquidiocese de Curitiba estiveram presentes.
O tema da 3ª Assembleia Nacional teve como enfoque a luta por dignidade e moradia, expressa pelo lema: “Meu povo habitará em moradia digna, lugar seguro e viverá com a justiça e na paz” (Is, 32). O encontro buscou fortalecer o trabalho dos grupos que atuam pela dignidade desta população e traçar metas de atuação para os próximos três anos.
“Foi um momento importante, porque pudemos sentar com a população em situação de rua e conversar sobre as pastorais e o significado desta caminhada. A Pastoral não é assistencialista, mas trabalha junto com a população, buscando melhores condições de moradia, saúde, trabalho e educação”, comenta Marlene Ferreira, coordenadora da Pastoral do Povo de Rua de Curitiba.
A Pastoral do Povo de Rua tem como sonho e missão ser presente junto à população em situação de rua, garantir sua dignidade e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos.