Pastoral Vocacional quer saber: o que os jovens pensam sobre Vocação?

A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Curitiba convoca os grupos jovens das paróquias para responder uma pesquisa sobre vocações. A pesquisa é destinada a coordenadores de coroinhas, acólitos, catequistas e catequizandos e grupos de jovens e tem o objetivo de melhorar a compreensão dos jovens sobre vocação e como podemos nos adaptar como igreja para melhorar essa mensagem.

ano-vocacional

A pesquisa é realizada em duas etapas:

Primeira etapa – Vídeos

A primeira fase é compreender o tema proposto, e isso deve ser feito base em três vídeos que podem ser conferidos clicando nos links abaixo:

1 – Ambientes Vocacionais

2 – Atitudes Vocacionais

3 – Acompanhamento Vocacional

Segunda etapa – Roda de Conversa

Após assistir os vídeos propostos, cada paróquia debate sobre algumas questões levantadas e compilam as informações. As perguntas são:

1) Nos encontros em que você participou, em algum deles você fez uma experiência que você considera ser experiência de Deus? Em que momento isso aconteceu?
2) Nas convivências em que participou você se sentiu irmão dos outros? O que você sugere para melhorar a convivência fraterna entre os participantes?
3) Quais características precisam ser cultivadas para que haja mais acolhida, comunhão, alegria e fé em nossos encontros?
4) Você já participou de uma conversa ou atividade que o ajudou a compreender que você recebeu de Deus uma vocação? Em que ambiente isso aconteceu (Ex.: missa, família, catequese, etc.)? A conversa foi satisfatória?
5) Que assuntos você gostaria de orientação da Igreja e que o ajudaria a amadurecer como humano e cristão?

Terceira etapa – Envio das informações

É esperado que os debates levantem muitas opiniões e respostas divergentes. O próximo passo é compilar essas informações e enviar as respostas para o e-mail [email protected] – aos cuidados do Pe. João Marcos Polak – Pastoral Vocacional.

Oração

Ao final do bate papo, é importante pedir a iluminação da nossa vocação e de todos os vocacionados da nossa Igreja.

Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
.ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Prazo

As respostas devem ser enviados para o email do Padre João Marcos Polak até o dia 30 de junho.

Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba