Cerca de 170 padres da Arquidiocese de Curitiba marcaram presença na reunião geral dos presbíteros na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, na Casa de Retiros do Mossunguê.
A reunião iniciou com um momento de oração conduzido pelo padre Maurício dos Anjos, coordenador geral dos padres. Logo após, o arcebispo metropolitano dom José Antonio Peruzzo deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos.
A Assembleia Arquidiocesana foi o principal tema discutido e o documento de conclusão da Fase Sinodal foi brevemente apresentado pelo Frei Valdir Borges. Ele fez questão de ressaltar que o trabalho corresponde à primeira fase: o Caminho Sinodal. Para tornar a análise do documento mais dinâmica, os padres foram divididos em dez grupos.

Após um breve intervalo, o ecônomo da arquidiocese Silvio Wünsch tratou de assuntos administrativos pertinentes às paróquias. A reunião foi concluída com a apresentação dos grupos acerca da análise dos dez eixos temáticos do documento preparatório do Sínodo dos Bispos de 2023.
Os padres ainda tiveram um momento de confraternização na hora almoço e retiraram o kit (novena missionária, vídeos com testemunhos, cartazes, santinhos, mensagem do Papa, envelopes de coleta) para divulgação e animação do Mês Missionário, celebrado em outubro.
O próximo compromisso que deve reunir todos os sacerdotes novamente é a Assembleia Geral dos Presbíteros, no final de setembro.
Homenagem a Dom Pedro Fedalto
Como o dia da reunião coincidiu com o aniversário de 96 anos de dom Pedro Fedalto, os padres foram motivados a escreverem cartas felicitando o arcebispo emérito e gravaram um vídeo cantando parabéns.
No final da manhã, enquanto os padres ainda estavam reunidos na Casa de Retiros do Mossunguê, uma cerimônia aconteceu no Seminário Diocesano São José, para condecorar dom Pedro Fedalto com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, pelas mãos do prefeito Rafael Greca.
Dom Peruzzo participou da cerimônia e entregou a caixa com 180 cartas de padres, diáconos, leigos e leigas da Igreja Católica felicitando o homenageado pelos 96 anos.
:: Dom Pedro Fedalto se emociona ao receber 180 cartas
__
Por
Rubhia Morais
Jornalista e coordenadora de comunicação da Arquidiocese de Curitiba
FOTOS: Yasmin Gasparini