No Ano da Misericórdia, a Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais mostrou uma Igreja em saída. As celebrações ao Dia da Padroeira em 2016 contaram com programação na Catedral Basílica de Curitiba de 5 a 8 de setembro.
No dia 8, dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, além das missas, uma atividade especial marcou este ano: oMutirão de Confissões com padres da nossa Arquidiocese. Três tendas ficaram dispostas em frente à Catedral, na Praça Tiradentes, das 10h às 17h, atendendo as confissões dos fiéis. “Trazer esta atividade para o espaço externo, em plena Praça, simboliza a Igreja missionária, mostrando que está em saída”, comentou o padre Waldir Zanon, reitor da Igreja da Ordem. A atividade nas tendas chamou atenção dos fiéis: “Vejo como uma grande oportunidade para aproximar as pessoas, que às vezes estão apenas de passagem por aqui, para que cheguem a Deus através do perdão” disse o Irmão José Nogueira, do Recanto Franciscano.
O mutirão contou com participação inclusive dos Bispos. Para Dom José Mario Angonese, bispo auxiliar de Curitiba, “É um momento especial para o Padre e na qualidade de Bispo nem sempre temos o tempo para ouvir as confissões. Este ano da misericórdia estimula a levar a misericórdia de Deus até as pessoas”, afirmou o Bispo.
No período da tarde, cerca de 1 mil pessoas ao menos estiveram presentes na procissão em homenagem à Padroeira. A imagem peregrina de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi solenemente coroada no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, donde partiu às 17h em Solene Procissão até a igreja Catedral Basílica. Os fiéis foram acompanhados pelo padre Reginaldo Manzotti. Às 18h a Catedral esteve lotada para a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.