Professores da PUCPR lançam nota pública de solidariedade a colegas que receberam ataques por causa da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Lives promovidas pela CNBB e pelo CONIC têm sido alvo de ataques (Imagem: CNBB)
Lives promovidas pela CNBB e pelo CONIC têm sido alvo de ataques (Imagem: CNBB)

Professores da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) emitiram nesta sexta-feira, 5 de março, uma Nota Pública de Solidariedade a colegas que têm recebido ataques e ameaças por terem se manifestado a favor da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. As mensagens têm sido dirigidas especialmente a professores que participaram de lives promovidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) para divulgar as intenções da CFE. Mais de 100 docentes assinaram a nota pública.

A Campanha deste ano tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”  e como lema a passagem bíblica “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2,14). O objetivo é defender a convivência entre membros de diferentes denominações cristãs, em busca da cooperação mútua. Desde que foi anunciada a Campanha deste ano, líderes ligados ao movimento vêm recebendo ataques e críticas dirigidas, com acusações descabidas que buscam desmoralizar todo o empenho e a busca da união.

Na carta, os professores afirmam que comentários ofensivos poderão ser apagados, mas que os responsáveis pelas acusações serão processados e chamados a responder administrativa e judicialmente. “A violência e o ódio expresso em mensagens que não procuram dialogar, argumentar ou promover a diferença e a divergência em meio ao respeito mútuo, mas partem para o ataque com taxações genéricas, e que até sem pudor divulgam notícias falsas e derrogatórias sobre determinadas pessoas e posições, não são admissíveis no ambiente de uma Escola de Educação e Humanidades de uma universidade católica”, diz o documento.

O professor Rudolf Von Sinner, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia e professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, destaca que os ataques são reflexos da polarização que o país vive nos últimos anos. “Não é de hoje que estamos vivendo numa situação de forte polarização, a qual também atinge as igrejas. A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 justamente propõe-se a promover a fraternidade e o diálogo”, compara.

A produção da nota pública foi a forma encontrada pelos professores de demonstrar indignação e solidariedade. “Uma live com lideranças das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), com participação da CNBB, na pessoa de Dom Manoel João Francisco, sofreu fortes ataques de tom agressivo, faltando com o mínimo de respeito. Uma colega professora e outro colega professor participaram da live, representando o Núcleo Ecumênico e Interreligioso da PUCPR”, explica o coordenador. E acrescenta: “Não é a primeira vez que houve tentativas de interferir com debates quando estes tratam de temas “polêmicos” como ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural, combate ao racismo, solidariedade para com mulheres, povos indígenas e outras pessoas e grupos que sofrem o impacto da violência cotidiana em nosso país. Por isso, professoras e professores da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR se manifestaram em solidariedade aos seus colegas, mas também às causas que defendem.”

A live em questão está disponível no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=iFDQRHwVjz0, onde é possível ver também os comentários agressivos citados pelos professores.

Veja a íntegra da Nota Pública:

NOTA PÚBLICA DE SOLIDARIEDADE

 Como professores e professoras abaixo assinadas da Escola de Educação e Humanidades (EEH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), vemos com grande preocupação os repetidos ataques a pessoas e temas que nos são caros, por meio de mensagens ou até imagens ridicularizantes e de ódio colocadas no intuito de derrubar e desqualificar lives promovidas com participação de integrantes da EEH. Isto tem sido visível, recentemente, em apresentações das propostas da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do qual a CNBB é membro. Esta campanha, sob o título de “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, procura justamente defender a importância da convivência respeitosa com pessoas que vivem e pensam diferente de nós mesmos, na busca do diálogo, do conhecimento, da aprendizagem e da cooperação. Alinha-se, portanto, com os valores defendidos pelas humanidades, promovendo o cuidado para com e sobre a pessoa humana na busca de relações autênticas, verdadeiras e construtivas.

A diferença e a divergência fazem parte dessa relação e convivência, trazendo enriquecimento e crescimento mesmo onde não se chega à concordância ou ao consenso. O dissenso e a controvérsia fazem parte de um diálogo sincero e autêntico. O meio acadêmico contribui para a conversa com percepções empíricas e teorias com rigorosa base em evidências e em argumentos plausíveis, porém sempre discutíveis e abertos à revisão.

Porém, a violência e o ódio expresso em mensagens que não procuram dialogar, argumentar ou promover a diferença e a divergência em meio ao respeito mútuo, mas partem para o ataque com taxações genéricas, e que até sem pudor divulgam notícias falsas e derrogatórias sobre determinadas pessoas e posições, não são admissíveis no ambiente de uma Escola de Educação e Humanidades de uma universidade católica.

Portanto, nós, professores e professoras, nos solidarizamos com os nossos colegas que têm sofrido ataques não apenas contra sua posição, mas contra sua pessoa, especialmente mulheres, e rejeitamos com toda veemência qualquer tipo de manifestação que promova o ódio, o racismo, o sexismo, a intolerância religiosa e outras formas de violência. Mensagens desta natureza serão apagadas dos ambientes de divulgação e seus autores poderão ser acionados administrativa e judicialmente. Como professores e professoras da EEH, fiéis à nossa missão, continuaremos promovendo o diálogo, a fraternidade, o cuidado, o respeito e a cooperação mútua mediante suas ferramentas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, declaramos o nosso apoio aos valores expressos na Campanha da Fraternidade Ecumênica e iniciativas semelhantes e apoiaremos iniciativas que promovam a fraternidade, o amor e o diálogo ecumênico e inter-religioso.

Curitiba, 05 de março de 2021

  1. Ericson Sávio Falabretti, Decano da Escola de Educação e Humanidades
  2. Abel Ribeiro dos Santos, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  3. Adriana Mocelim, Professora dos Cursos de Graduação em História
  4. Agenor Brighenti, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  5. Alboni Marisa Vieira, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  6. Alex Vicentim Villas Boas, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  7. Amélia Sampaio Rossi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  8. Ana Beatriz Dias Pinto dos Passos Tortelli, Professora do Curso de Graduação em Teologia
  9. Ana Cristina Seixas Greca, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas
  10. Ana Maria Eyng, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação
  11. Andrea Braga, Professora do Curso de Graduação em Serviço Social
  12. Andreia Cristina Serrato, Professora do Curso de Graduação em Teologia
  13. Anor Sganzerla, Professor do Curso de Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética
  14. Bortolo Valle, Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  15. Carlos Renato Moiteiro, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  16. Caroline Kretzmann, Professora do Curso de Graduação em Letras
  17. Cauê Krüger, Professor dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais
  18. Cesar Candiotto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  19. Celiane Costa, Coordenadora da Especialização em História Contemporânea e Relações Internacionais
  20. Cezar Bueno de Lima, Professor do Curso de Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  21. Clélia Peretti, Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  22. Cristian Schmidt, Coordenador dos Cursos de Graduação em Matemática e Física
  23. Cristina Yukie Miyaki, Professora do Curso de Graduação em Letras
  24. Daniele Saheb Pedroso, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia
  25. Darli de Fátima Sampaio, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  26. Diana Chao Decock, Professora dos Cursos de Graduação em Filosofia
  27. Dilmeire Sant´Anna Ramos Vosgerau, Professora do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação
  28. Edile Maria Fracaro Rodrigues, Professora do Curso de Graduação em Teologia
  29. Eduardo Ribeiro da Fonseca, Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  30. Eladio Constantino Craia Pablo, Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  31. Elias Wolff, Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  32. Ernesto Lázaro Sienna, Coordenador do Curso de Graduação em Teologia
  33. Etiane Caloy Bovkalovski, Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
  34. Evelise Maria Labatut Portilho, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação
  35. Ewerton de Sá Kaviski, Professor do Curso de Graduação em Letras
  36. Evelyn de Almeida Orlando, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  37. Fabiana Rodrigues, Professora do Curso de Graduação em Letras
  38. Fabiano Incerti, Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  39. Federico Ferraguto, Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  40. Francisco Verardi Bocca, Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  41. Fred Carlos Trevisan, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  42. Geovani Viola Moretto Mendes, Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais e em Filosofia
  43. Gisele Rietow Bertotti, Professora do Curso de Graduação em Letras
  44. Graziella Araujo de Oliveira Lapkoski, Professora do Curso de Graduação em Letras
  45. Haroldo Osmar de Paula Jr., Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  46. Ildo Perondi, Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  47. Ilzver de Matos Oliveira, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  48. Inez Gaias, Professora do Curso de Graduação em Letras
  49. Ivete Morosov, Professora do Curso de Graduação em Letras
  50. Iziquel Antônio Radvanskei, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  51. Jaci Candiotto, Professora da Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  52. Jaime José Rauber, Professor do Eixo Humanístico da PUCPR
  53. Janete Dubiaski da Silva, Professora do Curso de Graduação em Ciências Biológicas
  54. Jefferson Zeferino, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  55. Jelson Roberto Oliveira, Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  56. Joachim Andrade, Professor do Curso de Graduação em Teologia
  57. Josélia Ribeiro, Coordenadora do Curso de Graduação em Letras
  58. Jucimeri Isolda Silveira, Professora do Curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
  59. Karina Aires Fernandes Couto de Moraes, Professora do Curso de Graduação em Letras
  60. Karina Pacheco dos Santos Van der Brook, Professora do Curso de Graduação em Letras
  61. Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Coordenadora EAD da Escola de Educação e Humanidades
  62. Kleber Bez Birolo Candiotto, Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  63. Leonardo Camponieri Campoy, Professor dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais
  64. Lindomar Lindomar Wessler Boneti, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  65. Luiz Alexandre Solano Rossi, Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  66. Luiz Domingos Costa, Professor dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais
  67. Luiz José Dietrich, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  68. Marcial Maçaneiro, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  69. Márcio Luiz Fernandes, Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  70. Maria Cecília Barreto Amorim Pilla, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos
  71. Maria Elisabeth Blanck Miguel, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  72. Maria Izabel Scheidt Pires, Coordenadora do Curso de Serviço Social
  73. Maria Lourdes Gisi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  74. Mariana Corção, Professora dos Cursos de Graduação em História
  75. Marilda Aparecida Behrens, Professor do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação
  76. Mario Antônio Sanches, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  77. Mary Rute Gomes Esperandio, Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  78. Mauro Pellissari, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  79. Miguel Fernando Rigoni, Professor do Curso de Graduação em Teologia
  80. Osvaldo Giacoia Jr., Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  81. Otto Leopoldo Winck, Professor do Curso de Graduação em Letras
  82. Patrícia Lupion Torres, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  83. Paulo Sérgio Guimarães, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  84. Peri Mesquida, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação
  85. Pura Lúcia Oliver Martins, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  86. Raquel Panke, Professora do Curso de Graduação em Ciências Sociais
  87. Ricardo Padilha Vianna Filho, Coordenador do Curso de Graduação em Química
  88. Roberto Franzini Tibaldeo, Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  89. Romilda Teodora Ens, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  90. Rodrigo Alvarenga, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  91. Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
  92. Rosane de Santo Mello Santo Nicola, Professora do Curso de Graduação em Letras
  93. Rosâni Kucarz da Cunha, Professora dos Cursos de Graduação em Filosofia
  94. Rudolf Eduard von Sinner, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  95. Sandra Batista da Costa, Professora do Curso de Graduação em Letras
  96. Sandra Mattar, Professora dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais
  97. Sérgio Luiz do Nascimento, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia
  98. Sirley Terezinha Filipak. Professora nos Cursos de Licenciatura da EEH e do Programa de Pós-Graduação em Educação
  99. Solange Fernandes, Professora do Curso de Graduação em Serviço Social
  100. Tallyssa Izabella Machado Sirino, Professora do Curso de Graduação em Letras
  101. Valdeci Freitas, Professor do Eixo Humanístico da PUCPR
  102. Valquíria Elita Renk, Professora do Curso de Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas
  103. Vicente Artuso, Professor do Curso de Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  104. Waldir Souza, Professor do Curso de Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Teologia
  105. Wilson Maske, Professor dos Cursos de Graduação em História
  106. Wilton Borges dos Santos, Professor dos Cursos de Graduação em Filosofia

Jornalista Adriane Werner (3413), coord. Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Contatos: (41) 9 9701-8070, 9 8740-2204