CATEQUESE INFANTIL

O Diretório Geral para a Catequese aponta a primeira infância como o período adequado para realização do despertar religioso que se caracteriza “aos olhos da fé e da própria razão por ter a graça de uma vida que começa, da qual brotam possibilidades de edificação da Igreja e humanização da sociedade” (DGC 177) sendo necessária considerá-la como “momento decisivo para o futuro da fé” (DGC 178).

Itinerário para a catequese infantil

Propõe-se que o itinerário catequético seja constituído de:

ENCONTROS CATEQUÉTICOS
Conteúdo: sugere-se que a programação básica para o encontro tenha:
• um momento orante relacionado ao tema do encontro;
• a apresentação do tema, com as técnicas e recursos apropriados ao nível de desenvolvimento do grupo e faixa etária.
• uma atividade lúdica, corporal ou artística relacionada ao tema.

CELEBRAÇÕES CATEQUÉTICAS
As celebrações contribuem para que os catequizandos façam a experiência de fé e podem ser configuradas da seguinte maneira:
a) momentos celebrativos: podem ocorrer durante o encontro catequético, concluir ou iniciar um bloco de conteúdos.
b) celebrações de entrega: a gradualidade é uma das características da inspiração catecumenal. Assim, as celebrações de entrega tem o objetivo de marcar a caminhada catequética de cada ano de forma que, chegando ao final, aconteça a entrega de um símbolo a cada criança, que tenha uma relação com os conteúdos vivenciados naquele ano.
Algumas sugestões de símbolos a serem entregues: uma imagem do menino Jesus, o Anjo da Guarda, a oração da Ave-Maria, o Terço, a Sagrada Família, etc.

ATIVIDADES CATEQUÉTICAS COM A FAMÍLIA
A catequese infantil deve ser fundamentalmente familiar, pois a família cristã é a Igreja doméstica. Daí a importância de inserir atividades catequéticas que envolvam a família, de forma que pais ou responsáveis possam também ser protagonistas na formação da fé de seus filhos.
As atividades trabalhadas nos encontros podem ser concluídas em casa, com a família, por exemplo. Inúmeras outras ideias criativas podem surgir: uma capelinha missionária da Sagrada Família ou um livro com histórias bíblicas que possa circular entre as famílias, etc.

temas
livros-a2

bt-pastoralbt-catequese

bt-posbt-catecumenato