No próximo domingo, 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, a Igreja Católica do Brasil inaugura a celebração do Ano Nacional do Laicato, que vai até o dia 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para este Ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.
O Ano do Laicato foi convocado pela CNNB com o objetivo de celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, e assim estimular sua atuação na Igreja e como testemunhas de Jesus Cristo e Seu Reino na sociedade. Neste Ano, a Igreja irá buscar aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos fiéis leigos. Cada diocese e comunidade brasileira é convidada a participar deste tempo.
“Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade.” (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).
Celebração do próximo domingo
Todas as comunidades da Arquidiocese de Curitiba são convidadas a dedicar a celebração do próximo domingo, 26 de novembro, à Abertura do Ano do Laicato, na Solenidade de Cristo Rei.
A CNBB preparou alguns materiais de apoio para essa celebração:
Roteiro da celebração do Ano do Laicato
Oração do Ano do Laicato (para fazer na abertura do ano, reuniões, celebrações, etc.)
Missa de abertura com Dom Peruzzo
Na Arquidiocese de Curitiba, todos os fiéis estão convidados a participar da Missa Arquidiocesana de Abertura do Ano do Laicato, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, que acontecerá no dia 1º de dezembro, às 18h, na Catedral Metropolitana de Curitiba.