Sínodo: Regiões episcopais realizam reuniões, na Arquidiocese de Curitiba

Na primeira quinzena de junho, cada Região Episcopal da Arquidiocese de Curitiba se reuniu para discutir as respostas acerca do Sínodo.  Confira:

Região Episcopal Sul

Na Região Episcopal Sul, a reunião aconteceu na manhã do dia 10 de junho de 2022, na Paróquia Bom Jesus do Portão, sob a coordenação do Pe. Paulo Siebeneichler. Primeiramente, os participantes leram todas as sínteses e, após a discussão do grupo, elaboraram uma pré-síntese readequando algumas ideias. “Foi um momento espiritual e eclesial de grande sintonia”, relatou o coordenador.

Nesta região, não realizaram o trabalho: uma paróquia do Setor Portão; uma paróquia do Setor Pinheirinho; uma paróquia do Setor Boqueirão; duas paróquias do Setor Pilarzinho e duas paróquias do Setor Rebouças. Todos os coordenadores de setores compareceram na reunião, exceto o coordenador do Setor Rebouças, que estava em Visita Canônica. Mesmo assim, todos os setores entregaram as sínteses.

A Região Episcopal Sul compreende cinco setores pastorais do município de Curitiba (PR), com 51 paróquias e duas capelanias.

Região Episcopal Centro-Oeste

Na Região Episcopal Centro-Oeste, o grupo reuniu-se na tarde do dia 12 de junho, no Salão Nobre da Cúria, sob a coordenação do Pe. Valdir Borges. “Foi um momento de intensa e frutífera discussão acerca das sínteses. Percebemos que muita coisa se repetiu, mas a grande maioria das paróquias trabalharam as questões do sínodo com seriedade”, disse o coordenador.

Nesta região, não realizaram o trabalho: uma paróquia do Setor Santa Felicidade; duas paróquias do Setor Mercês e duas paróquias do Setor Centro. Todos os coordenadores de setores compareceram na reunião, exceto o coordenador do Setor Campo Largo, devido à festa em sua paróquia. Na reunião, foi solicitado que todos os coordenadores enviassem suas respectivas sínteses até o dia 15 de junho para o e-mail do diácono Sidney Lemes, secretário do Centro de Pastoral.

A Região Episcopal Centro-Oeste compreende cinco setores pastorais em seis municípios (Curitiba, Campo Magro, Campo Largo, Balsa Nova, Porto Amazonas e Palmeira), com 47 paróquias e duas igrejas reitorais.

Região Episcopal Norte

Na Região Episcopal Norte, a reunião aconteceu na tarde do dia 12 de junho, no Seminário São Camilo, em Pinhais (PR), sob a coordenação do Pe. Antônio Dias. Além da participação dos cinco coordenadores dos setores, estavam presentes quatro leigos. O Pe. Jonacir Alessi, coordenador de setor, estava com COVID, mas fez-se representar por um leigo.

Nesta região, todas as paróquias se envolveram e realizaram as tarefas. Além das sínteses dos cinco coordenadores, eles ficaram de enviar uma pré-síntese da Região Episcopal até o dia 16 de junho de 2022, no e-mail do diácono Sidney Lemes, secretário do Centro de Pastoral.

A Região Episcopal Norte compreende cinco setores pastorais em seis municípios (Curitiba, Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul), com 42 paróquias e uma capelania.

Síntese do material

Na última sexta-feira (17), a equipe do Sínodo esteve em reunião na Paróquia Madalena Sofia, com o objetivo de sintetizar todo o material – que compreende 15 setores, 13 comissões, religiosos e outros.

“Agora precisamos desenvolver uma metodologia de análise de todo o material recebido para, segundo as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Sínodo, chegarmos a um documento final, de no máximo dez páginas, incluindo introdução e conclusão, seguindo os dez Eixos Temáticos, propostos no Vade-mécum”, concluiu o padre Valdir Borges e agradeceu a todos pelo empenho e o amor a Igreja, a Cristo e ao Evangelho.

Próximas etapas

A equipe combinou de dividir as tarefas para fazer o primeiro registro a partir da análise dos materiais coletados e, posteriormente, preparar um único relatório. Os integrantes também estabeleceram um cronograma para as próximas etapas:

– 22/06 à 04/07 – 1ª Escuta (análise e registro dos relatórios recebidos)
– 04/07 à 09/07 – Leitura do material analisado pelo grupo; todos leem o resultado obtido
– 12/07 às 19h – Reunião da Equipe
– 25/07 – Entrega do texto prévio – 10 páginas
– 28/07 – Votação do Texto Final
– 31/07 – Envio do material para a CNBB

O material será trabalhado em cima dos Eixos, conforme Documento Preparatório para o Sínodo.

Com informações do padre Valdir Borges e diácono Sidney Lemes.