A missão é servir!
No mês missionário, a Arquidiocese de Curitiba, através da revista Voz da Igreja, traz novamente como destaque a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e a “Urgência e Exigência do Ato de Evangelizar hoje”!
A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida em nossas terras, é uma excelente oportunidade para intensificarmos nossas atividades missionárias, colocarmos nossas forças vivas “nas ruas”, em diálogo, serviço e encontro com as pessoas que não nos procuram mais, de modo especial os mais sofredores.
A exemplo do que estamos falando, a Pastoral do Imigrante traz um texto relevante a respeito dos “Refugiados e Haitianos”. Nos revela de forma profunda as dificuldades dos sofredores oriundos de países que estão em guerra ou com poucas expectativas de dignidade humana.
Além do tema acima comentado, a revista do mês de outubro traz diversos outros trabalhos e projetos missionários da Arquidiocese, tais como: Dimensão Missionária do Dízimo (matéria da Pastoral do Dízimo), Coleta Missionária e IAM (matéria do COMIDI), Missões dos seminaristas, entre outros.
Os atos missionários transformam vidas! A exemplo disso, a PASCOM nos presenteia nesta edição com uma matéria especial a respeito da Pastoral Hospitalar de Campo Largo que completa 13 anos de evangelização. E quem completa também aniversário este mês, é o projeto “Evangelizar é Preciso”; Dom Pedro conta os 10 anos de evangelização deste maravilhoso projeto.
Já o Setor Juventude traz para nós os frutos do DNJ – Dia Nacional da Juventude. Foram dias de intensos trabalhos, os quais até nossos bispos participaram. Éh! Isso mesmo, nossos bispos, juntamente com os jovens, saíram as ruas visitar as casas do bairro Cajuru. Vidas foram transformadas! E quem também tem transformado vidas é a equipe do Terço dos Homens que conta nesta edição seus projetos e sonhos.
Missão é Servir! Pe. Reginaldo Manzotti, nesta edição nos convida a refletir sobre o ato de colocarmos a serviço da evangelização e da Igreja nos diversos meios e pastorais o que corrobora com o texto trazido pela Pastoral da Saúde a respeito da “prevenção e orientações quanto ao câncer”.
Temos também um tema importantíssimo que já está em discussões no Congresso Nacional, o Estatuto da Família. Para que o leitor possa entender melhor do que trata o tema, trouxemos nesta edição o artigo do Deputado Diego Garcia, relator do projeto de lei conhecido como Estatuto da Família.
E, por fim, merecem destaque: a Festa da Padroeira, Mutirão Ecumênico Sulão III, Formação no Orleans e o “Lançamento do Álbum” trazido pela Comissão de Catequese.
Evangelizar é servir!