Santa Felicidade celebra 140 Anos de história com intensa programação

1928

Orgulho é o que define os moradores do Bairro de Santa Felicidade, celebrar as origens italianas é sempre uma festa e os 140 anos, comemorados agora em 2018, serão lembrados em grande estilo, com comidas típicas, música e Missas Solenes na Igreja Matriz.

A Festa dos 140 anos de Imigração Italiana em Santa Felicidade será de 22 a 25 de novembro, na Avenida Manoel Ribas. A Comissão Organizadora, que reúne a Prefeitura Municipal de Curitiba, a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), a Associação dos Detentores Particulares do Patrimônio Cultural de Curitiba (ADPPCC), o Clube de Pesca Vêneto, Clube Iguaçu, Clube Trieste e a Paróquia São José e Santa Felicidade, preparam uma programação extensa, com o objetivo de atrair ainda mais turistas para um dos lugares mais visitados da Capital, divulgando assim, o patrimônio cultural dos imigrantes italianos.

As primeiras famílias chegaram à Santa Felicidade em 1878, vindos principalmente da região do Vêneto, na Itália, lá já não havia mais terras para dividir e nem emprego para a população, os imigrantes vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Acostumados a lidar na terra, eles tiveram de abrir caminhos na mata, cultivaram erva-mate, verduras, legumes, produziram queijos, vinhos e objetos em vime, vendiam toda a produção na cidade e com muito sacrifício, construíram uma das colônias mais prósperas da região. O nome Santa Felicidade foi uma homenagem à esposa de uns dos donos das terras, que facilitava o pagamento. A religiosidade era de grande importância para as famílias italianas, bem no centro da Colônia, construíram a Igreja Matriz São José e Santa Felicidade, um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais importantes do Bairro.

A herança da imigração italiana está na arquitetura neoclássica, colonial, visível nos casarões preservados, na gastronomia, com restaurantes típicos, nas pequenas fábricas de vinho e na venda de artesanato. Na Festa dos 140 anos da Imigração Italiana em Santa Felicidade será possível observar todas essas características bem de perto.

Quem foi Santa Felicidade?

dsc_0248

Felicidade era uma viúva que foi acusada de ser cristã pelos sacerdotes pagãos ao imperador. Público, prefeito de Roma, ficou encarregado do seu julgamento. Começou o interrogatório somente com ela, todavia não obteve resultado algum. No dia seguinte, mandou conduzir a mãe e os sete filhos para adorarem os deuses. Mas Felicidade exortou os filhos a que não fraquejassem na fé. O juiz, então, condenou mãe e filhos à morte.

Através das “Atas” podemos saber todos os seus nomes e a forma de martírio de cada um. Nela, eles estão citados como “os sete irmãos mártires”: Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial.

Apesar de saberem que sofreriam muito antes de morrer, todos mantiveram a firmeza na fé e não renegaram o Cristo. A última a morrer, por decapitação foi Felicidade, que sofreu muitas torturas até a execução no dia 23 de novembro. A tradição cristã reverencia todos estes santos mártires na mesma data.

Na Igreja Matriz de Santa Felicidade, existem algumas representações da mártir, como a imagem na capela direita e a pintura representando o martírio, na abóbada central.

Saiba mais, aqui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DOS 140 ANOS

22 DE NOVEMBRO
19h – Santa Missa e 1° dia do tríduo na Igreja Matriz

23 DE NOVEMBRO – Memória Litúrgica do Martírio de Santa Felicidade (140 anos da fundação do bairro)
19h – Santa Missa e 2° dia do tríduo na Igreja Matriz
19h – Entrega do mural que remete à
Imigração Italiana em Santa Felicidade na Piazza
San Marco, em frente ao Terminal.
20h – Abertura Oficial da Festa com a Banda Lyra Curitibana e
Concerto Lírico com tenor Anderson Ombrellino, a soprano
Melina Souza Gapski e a pianista Flavius Alberto Meschke.

24 DE NOVEMBRO
11h às 21h30 – atrações no Palco Principal da Av. Manoel Ribas
18h – Santa Missa e 3° dia do tríduo na Igreja Matriz

25 DE NOVEMBRO
8h Largada da Corrida e Caminhada em homenagem à Imigração Italiana, com saída em frente à Igreja Matriz.
11h – Missa Solene Campal em Ação de Graças pelos
140 anos de Santa Felicidade (Palco da Av. Manoel Ribas)
12h às 16h – atrações no Palco Principal da Av. Manoel Ribas
durante a programação, venda de pratos típicos nas barracas – Av. Manoel Ribas