De 18 a 27 de junho, Santuário das Novenas no Alto da Glória celebra 55 anos de devoção em Curitiba, e traz programação religiosa, gastronômica e musical
Em 2015 o Novenário e Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está cheio de novidades, pois há muito para comemorar. São 55 anos de Novenas em Curitiba, além de ser abertura oficial das comemorações dos 150 anos da entrega do Ícone aos Missionários Redentoristas pelo Papa Pio IX, quando disse: “Façam-na conhecida pelo mundo inteiro”.
E realmente nos últimos 150 anos estes padres e irmãos foram por todo o mundo evangelizando através desta linda devoção à Mãe do Perpétuo Socorro, o Ícone do Amor. Durante os próximos 3 anos (2015 – 2017), os missionários redentoristas presentes em 74 países estarão comemorando o jubileu desta missão confiada a eles. E aqui no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, não será diferente.
O Novenário tem novidades em sua programação como Carreata e bênção dos automóveis, Passeio Ciclístico e bênção dos ciclistas, e programação social, com a Praça Ícone do Amor – Música e Gastronomia.
Durante o Novenário, que tem como tema: “Mãe, eis aí o teu filho” (Jo 19,25), contamos com a presença de pregadores de diversos santuários do Brasil, como o reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, de Goiás, padre Edinísio Gonçalves CSsR, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, CSsR, o vice-reitor do recém inaugurado Santuário Pai das Misericórdias, na Canção Nova em Cachoeira Paulista, padre Marcio Padro CN, além da presença de nosso arcebispo de Curitiba Dom José Antonio Peruzzo – pela primeira vez sendo recebido no Santuário – e bispo Dom José Mário Argonese. E ainda, missionários redentoristas da Província PR e MS, e Adriana Arydes, cantora católica que faz uma participação especial no dia 26 de junho, após a missa das 17h30.
São nove dias de preparação, de 18 a 26 de junho, para o grande dia de Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 27 de junho. Vale destacar a programação especial do dia 27, com Carreata, Procissão Luminosa, Novena Solene, Missa Solene, Festa Junina e Missa de Encerramento às 23 horas.
55 anos de Novenas em Curitiba
O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das principais e mais tradicionais referências da Igreja Católica de Curitiba e Região Metropolitana, reunindo também fiéis e devotos de municípios do interior do Paraná e de outros estados. O templo católico ganhou notoriedade com as Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizadas todas as quartas-feiras.
As novenas se iniciaram em 1960 na Capela Nossa Senhora da Glória – Avenida João Gualberto – com a chegada dos missionários redentoristas em Curitiba. Mas a grande procura da devoção motivou a construção de uma igreja maior (de 1965 a 1969). Com a inauguração do Santuário, em 1969, as celebrações passaram então a ser realizadas na Praça Portugal, bairro Alto da Glória. Em 2015 comemoramos 55 anos de Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba.
Hoje a Novena pode ser considerada patrimônio cultural de Curitiba, atraindo todos os anos ao Santuário aproximadamente 2 milhões de pessoas. Além do Santuário, estima-se que apenas em Curitiba e Região Metropolitana, toda a quarta-feira, celebra-se a Novena em mais de 150 pontos diferentes entre paróquias, capelas, hospitais, asilos, etc., sendo esta a devoção mais conhecida da capital paranaense.
Atualmente são realizadas 17 novenas a cada quarta-feira – das 6 às 22 horas, de hora em hora, sendo três delas com a Santa Missa (7, 12 e 21 horas). Somente nesse dia, aproximadamente 35 mil pessoas passam pelo Santuário
O Santuário está sob a coordenação dos missionários redentoristas, que expandiram o trabalho também para a internet, com o site www.perpetuosocorro.org.br, com a Rádio e Tv Web Perpétuo Socorro, no mesmo endereço, pela Revista Perpétuo Socorro e na TV aberta. O atendimento e acolhimento às pessoas que procuram o Santuário é prioridade. Toda quarta-feira, o dia todo, e meia hora antes de todas as missas, padres atendem confissões e aconselhamentos.
Mãe, eis aí tua Igreja missionária que anuncia a alegria do evangelho
1º dia (Quinta-feira.18)
09h00 – Missa do Santíssimo
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
15h00 – Missa do Santíssimo
19h30 – Missa de abertura do Novenário
Pregador: Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba
Mãe, eis aí teu filho trabalhador que busca o teu auxílio
2º dia (Sexta-feira.19)
07h00 – Missa
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
19h30 – Missa do Novenário
Pregador: Pe. João Batista de Almeida, CSsR, reitor do Santuário Nacional de Aparecida
Mãe, eis aí teu consagrado que busca a fidelidade
3º dia (Sábado.20)
07h00 – Missa
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
19h30 – Missa do Noveleiro
Pregador: Padre Lourenço Kearns, CSsR
(Comemorando 50 anos de Sacerdócio)
Mãe, eis aí tua juventude que busca a santidade
4º dia (Domingo. 21)
08h30 – Missa com Bênção dos Ciclistas
Após a Missa – 1° Passeio Ciclístico Pedalando com Maria
10h30 – Missa e Coroação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
19h00 – Missa do Noveleiro
Pregador: Pe. Henrique Aparecido de Lima, CSsR, superior provincial redentorista
Mãe, eis aí teu filho idoso que necessita do teu amparo
5º dia (Segunda-feira. 22)
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
15h00 – Grupo de Oração Fonte de Misericórdia
19h30 – Missa do Novenário
Pregador: Pe. Edinisio Gonçalves Pereira Vieira, CSsR, reitor do Santuário Divino Pai Eterno
Mãe, eis aí teu filho enfermo que precisa de cuidados
6º dia (Terça-feira. 23)
07h00 – Missa
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
19h30 – Missa do Novenário
Pregador: Pe. Primo Aparecido Hipólito, CSsR, pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima (Telêmaco Borba)
Mãe, eis aí o teu devoto que pede a tua intercessão
7º dia (Quarta-feira-feira. 24)
Novenas o dia todo (6 às 21h)*
07h00 – Missa e Novena
12h00 – Missa e Novena
21h00 – Missa do Novenário
Pregador: Pe. Joaquim Parron, CSsR, formador do seminário
*Neste dia não haverá a Novena das 22 horas.
Mãe, eis aí tua família que necessita restauração
8º dia (Quinta-feira. 25)
09h00 – Missa do Santíssimo
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
15h00 – Missa do Santíssimo
19h30 – Missa do Novenário
Pregador: Dom José Mário Argonese, bispo auxiliar de Curitiba
Mãe, eis aí tuas crianças que crescem na esperança
9º dia (Sexta-feira. 26)
07h00 – Missa
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
19h30 – Missa do Novenário
Pregador: Pe. Marcio Prado, vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias/Canção Nova
Após a Missa – Momento de Oração com Ir. Zélia, da Copiosa Redenção, e a cantora Adriana Arydes.
Mãe, eis aí teu filho. Filho, eis aí a tua Mãe.
Festa Solene de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Sábado . 27
00h00 – Missa das Rosas (Sempre com Maria)
07h00 – Missa com Bênção dos motoristas
Após, Procissão Motorizada com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Benção dos veículos/ adesivaço.
09h00 – Casamento Comunitário
12h00 – Missa com Bênção da Saúde
17h00 – Novena Solene – 55 anos de Novenas em Curitiba
18h00 – Procissão Luminosa
19h30 – Missa Solene da Festa de N. Sra. do Perpétuo Socorro
Pregador: Pe. Celso Vieira da Cruz, reitor
23h00 – Missa Sempre com Maria
Praça Ícone do Amor
Música e gastronomia
Na Praça do Santuário. Participe!
18/06 – Pizza e Caldo de Mandioca
19/06 – Espetinho e Caldo de Feijão
20/06 – Cachorro-quente e Canja de Galinha
21/06 – Pizza e Caldo Verde
22/06 – Risoto e Espetinho
23/06 – Arroz Carreteiro e Pizza
24/06 – Caldo da Providência e Espetinho
25/06 – Caldo, Espetinho e Pizza
26/06 – Pizza e Cachorro-quente
27/06 – Festa Junina – Cardápio típico
* Todos os dias: Casa dos Doces
* Shows musicais todas as noites do Novenário.