São Francisco de Assis: 7 curiosidades que talvez você não conheça

Neste dia 4 de outubro, é celebrada a festa de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e queridos da Igreja, cujo nome foi adotado em sua honra pelo Papa Francisco.

Considerado o maior santo da Igreja por ser o que mais assemelhou a Jesus em vida, São Francisco é largamente amado e venerado pelo povo em todo mundo. Padroeiro dos animais e da ecologia, o pobrezinho de Assis era diácono , morreu aos 44 anos e foi canonizado apenas dois anos depois de sua morte. Sua vida é cheia de fatos incríveis, e vos apresentamos alguns a seguir:

1. Os retratos mais antigos de São Francisco estão na Itália

sao-francisco-01

O primeiro (esquerda) se encontra no mosteiro beneditino de Subiaco. Foi feito durante uma visita ao mosteiro; neste, São Francisco não tem auréola nem estigmas.

O segundo (direita) está na Basílica inferior de Assis e foi pintado por Cimabue. O afresco completo representa a Virgem com o Menino Jesus entronizados, quatro anjos e São Francisco.

2. Foi chamado Francisco pelo povo da França

Seu pai, Pedro Bernardone, foi um comerciante que trabalhava na França. Como estava neste país quando seu filho nasceu, as pessoas o apelidaram de “Francesco” (o francês), por mais que no batismo tenha recebido o nome de João.

3. Foi prisioneiro de guerra durante um ano

Quando tinha cerca de 19 anos, antes de sua conversão, uniu-se ao exército e lutou em uma guerra travada entre as cidades de Perugia e Assis. Foi feito prisioneiro durante um ano, mas finalmente foi libertado ileso. E foi ali na prisão que o jovem teve seu primeiro contato com o evangelho de Jesus, o que impactou profundamente seu coração.

4. Converteu-se por meio de um leproso

Ao encontrar-se com um leproso – doença pela qual nutria grande repulsa – Francisco o cobriu com seu manto e o beijou, sentindo naquele doente a presença do próprio Jesus. Depois, na Igreja de São Damião, sentiu o chamado de Deus para abandonar tudo e reconstruir a Igreja através da pobreza, simplicidade e caridade.

5. Foi considerado louco por doar todas suas riquezas

Depois de sua conversão, inspirado em no evangelho, decidiu doar tudo aos pobres para viver livremente o amor de Deus. Ao atirar aos pobres todos os tecidos da loja do seu pai, o bispo foi chamado. E diante de todos, abriu mão de todos os bens, até de suas roupas, declarando que nem cadeias nem castigos o farão vacilar, pois estava pronto a sofrer com alegria toda a espécie de vexames pelo nome de Cristo.

6. Em um ano, ganhou 11 seguidores

O estilo de vida de Francisco, livre, pobre e apaixonado pelos pobres, animais e natureza logo cativou a outros. No ano 1210, já era onze. Francisco redigiu, então, uma regra breve e informal que consistia principalmente nos conselhos evangélicos para alcançar a perfeição. Com ela, foram para Roma a fim de apresentá-la para aprovação do Papa. Viajaram a pé, cantando e rezando, cheios de felicidade e vivendo de esmolas que as pessoas lhe davam.

7. O Papa Inocêncio III decidiu apoiar os franciscanos depois de um sonho sobrenatural

O Papa Inocêncio III se mostrou adverso ao dar apoio a Francisco e seu novo grupo de seguidores. Então, teve um sonho no qual viu Francisco sustentando com seu corpo a Basílica de São João de Latrão, a catedral da Diocese de Roma, que estava a ponto de desmoronar.

O Santo Padre interpretou o sonho como uma indicação de que Francisco e seu grupo poderiam servir de apoio à Igreja e, assim, deu-lhes o reconhecimento oficial como uma ordem.

__

Com informações da ACI Digital