Promover a Cultura Vocacional! Este foi o principal movimento no Encontro de Animadores Vocacionais, que aconteceu no dia 23 de junho, das 14 às 18h, na Paróquia São Jorge, em Curitiba. Estiveram presentes, membros do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e pudemos contar com a participação de aproximadamente 60 pessoas.
O Encontro iniciou com a animação do Grupo de Jovens Espelho de Cristo, da Paróquia São Lucas. A música e a alegria compartilhada pelos jovens ajudaram a formar um ambiente propício para escutar a palavra de Deus. Tivemos o colóquio do Padre João Marcos, que enquanto assessor da Pastoral Vocacional, versou sobre “A Pastoral Vocacional na Arquidiocese de Curitiba”. O Padre João Marcos levou os participantes a meditar sobre a importância do chamado, da missão e da responsabilidade enquanto agentes da Pastoral Vocacional e que o trabalho desta pastoral é para o desenvolvimento e motivação de todas as vocações.
A vocação que é dom de Deus, primeiramente sendo o chamado a vida, depois a vocação a partir do batismo, assumindo o chamado da missão evangelizadora da igreja seja em trabalho pastoral, nos movimentos ou nos trabalhos próprios da capela ou paróquia. Entretanto, precisamos de religiosos e religiosas, padres, e assim, temos necessidade de um trabalho vocacional, porque o Senhor continua chamando para uma doação total, porém precisamos motivá-los. Desta forma, a pergunta: “Você já pensou em ser padre?”, “Você já pensou em ser freira?”, precisa ser feita! Pois a igreja precisa do sim de todos nós e também do SIM do religioso da religiosa e do sacerdote.
Para perceber o comprometimento e a motivação da participação no SAV, o seminarista Diogo Zem realizou uma dinâmica animada e que movimentou os participantes. Foi um momento de descontração e também autoconhecimento. Em seu colóquio, Diogo fez uma explanação do Encontro Regional SAV/PV, da Regional Sul II, que aconteceu em maio em Umuarama, refletindo sobre a pastoral vocacional em todas as dioceses do estado do Paraná os desafios e as conquistas o auto cuidado com os agentes e também a motivação que precisamos ter neste trabalho.
Na continuidade do encontro, a coordenadora do SAV da Arquidiocese, Flavia Cardoso, organizou o momento de partilha entre os participantes da PV, que foram divididos em dois grupos, sendo conduzidos de tal forma: com o casal Cassiano e Fabiane, os membros que já fazem parte do serviço de animação vocacional, e com a Irmã Joana, os participantes que estão iniciando o trabalho em suas paróquias. Por fim, tivemos um momento de partilha em comum sobre experiências desafios medos mas também motivações para este trabalho.
Após muitas reflexões e partilhas, o Encontro de Animadores Vocacionais foi finalizado com a celebração da Santa Missa na Paróquia São Jorge, presidida pelo Padre João Marcos Polak. Seminaristas religiosos e diocesanos também participaram bem como os membros do SAV. A missa, de forma inusitada, aconteceu à luz de velas, pois no momento do início desta, a luz no bairro cessou. Sem dúvida, a interiorização que aconteceu nesta celebração, findou de forma profunda todo o encontro ocorrido na tarde deste domingo, 23.
Queremos agradecer aos padres da paróquia São Jorge, Padre Edilson de Medeiros e Padre Ednilson de Jesus Dantas, que tão bem nos acolheram nesta paróquia, e agradecer também aos Irmãos Marianos que auxiliaram em toda a organização e condução deste encontro. Que Deus possa retribuir o bem feito.
Que Deus abençoe cada irmão, irmã, que esteve nessa tarde conosco aos religiosos, religiosas, leigos e leigas, seminaristas, que estão dispostos a contribuir com a missão evangelizadora da Igreja. Que a Virgem Maria, Mãe das Vocações, interceda por todos nós. Amém!
Pe. João Marcos Polak
Assessor Eclesiástico do Serviço de Animação Vocacional