Vivemos nesta semana de 16 a 22 de agosto a Semana da Vida Religiosa Consagrada. Nesta semana, o Papa Francisco enviou uma carta a todos os religiosos e religiosas do Brasil, recordando que “a caminhada vocacional tem sua origem na experiência de saber-se amado por Deus: a própria vida já é fruto de uma chamada de Deus; nos chamou à vida porque nos ama e tudo predispôs para que cada um de nos fosse único acompanhando-nos ao longo das estradas poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria, que se encontra somente no dom de si aos outros” (cf. Mensagem para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 22/2/2018).
Para uma reflexão sobre o que é a Vida Consagrada e homenagear as vocações religiosas, a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Curitiba lançou nesta semana um vídeo em que convidaram a irmã Antônia Vânia, das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, e o Padre Antônio Royk Sobrinho, da Ordem de São Basílio Magno, para falarem um pouquinho sobre essa vocação tão especial que existe na Igreja. O vídeo faz parte da série de iniciativas dos seminaristas da Pastoral para homenagear as vocações neste mês de agosto.
“Nossa vocação se torna um gesto concreto em nosso cotidiano. em todos os lugares onde atuamos procuramos ser sinal do Cristo”, diz a irmã Antônia Vânia em um dos trechos do vídeo, comentando sua felicidade em ser consagrada: “Eu sou consagrada, sou feliz, porque o Senhor me chamou. E ele está chamando você também! Abra-se à luz do Espirito Santo”, chama a irmã ao final do vídeo.
Quer saber mais sobre o que é a vocação religiosa? Confira o vídeo: