Semana Santa: Arquidiocese de Curitiba incentiva orações nas casas

Iniciam nesta quinta-feira Santa (9/4) as celebrações do Tríduo Pascal, em preparação para a Páscoa, quando celebramos a ressurreição de Cristo. Entre as principais alterações deste ano em Curitiba, em razão do COVID-19, estarão as missas sem público presente mas com transmissão online, ausência de procissões  e a oferta da comunhão eucarística no domingo de Páscoa

semanasantaemcasa

Sem público presente nas celebrações desde 19 de março, as paróquias da Arquidiocese de Curitiba preparam-se para manter suas celebrações, com transmissões nas redes sociais quando possível.

Para as famílias, um roteiro litúrgico de oração está disponível no site da Arquidiocese, para que todos possam celebrar em suas casas o Tríduo Pascal. Acesse aqui o roteiro litúrgico para as celebrações nas casas.

As celebrações do Tríduo iniciam na quinta-feira santa (9/4) com a missa da Ceia do Senhor, após o pôr do Sol. Seguem na sexta-feira santa (10/4) com a Celebração da Paixão do Senhor e encerram no sábado (11/4) com a vigília pascal, momento da espera pela ressurreição de Cristo. Cada paróquia define os horários de suas celebrações, consulte como será a programação em sua paróquia.

Algumas alterações às tradições serão realizadas em adaptação ao momento vivido: não acontece o tradicional ato de lava-pés na quinta-feira, não ocorre a via sacra ou a procissão do Senhor morto na sexta, nem ocorre a bênção “fogo novo” na vigília de sábado, entre outras alterações litúrgicas necessárias pela ausência de público.

Comunhão Eucarística na Páscoa

No domingo de Páscoa (12/04), além das celebrações online, as paróquias de Curitiba foram convidadas a oferecer a comunhão eucarística aos católicos preferencialmente nos carros, no período das 8h às 12h, seguindo as recomendações sanitárias instruídas pela Prefeitura de Curitiba.

Em vídeo divulgado pela Arquidiocese de Curitiba, o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo comenta as medidas de precauções e destaca que é necessário também a preparação espiritual, acompanhando missa online e realizando ato de arrependimento dos pecados antes do recebimento da comunhão. Confira aqui quais são as recomendações.

Não serão todas as paróquias com possibilidade de oferecer a comunhão, portanto os fiéis devem consultar previamente os canais de comunicação de sua paróquia.

Horários das celebrações do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Semana Santa

Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sem presença de público e com transmissão pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook

Quinta-feira, dia 09/04, às 19h: Missa da Ceia do Senhor
Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz
Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal
Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

Os horários das celebrações nas paróquias e a possibilidade de receber a comunhão eucarística no Domingo devem ser consultados diretamente junto aos canais de cada paróquia.

NÃO HAVERÁ PÁSCOA?

Em vídeo produzido em parceria por Arquidiocese de Curitiba, TV Evangelizar e PUCPR, ressaltamos importância dessa Semana Santa em tempos de pandemia.