Neste domingo, 3 de setembro, será realizado o IX Seminário de Catequese da Arquidiocese de Curitiba, com o tema “Iniciação à Vida Cristã; Itinerário para formar discípulos missionários”. A proposta é estudar os caminhos propostos pelo Documento 107, da CNBB, pela metodologia do VER, ILUMINAR e AGIR, além de refletir sobre os caminhos da iniciação à vida cristã para que a Igreja seja uma comunidade querigmática, mistagógica e missionária.
O seminário será realizado em 3/09, das 8h30 às 17h30, no Colégio Bom Jesus – Centro.
ASSESSORIA: Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo-auxiliar de Porto Alegre, autor de inúmeros livros para a catequese e membro da equipe de elaboração do Documento 107, da CNBB
Cada participante inscrito terá direito a um exemplar do Doc 107 que será entregue no dia do evento.
Sobre o Seminário e a urgência em refletir sobre a iniciação à Vida Cristã:
Desde 2011 a Iniciação à Vida Cristã está presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil como uma urgência pastoral. Isso demonstra a necessidade de encontrar novos caminhos pastorais, novas metodologias e, principalmente, reconhecer a eficácia da inspiração catecumenal que, segundo o Diretório Nacional de Catequese, deve iluminar qualquer processo catequético (DNC 45).
Portanto, é necessário garantir um processo de formação integral que, além do conteúdo doutrinal, deve abranger a dimensão celebrativa, litúrgica, vivencial e orante. E ainda, promover atividades evangélico-transformadoras que provoquem a conversão de atitudes.
Os sinais dos tempos mostram que a evangelização hoje exige encantamento, atração. Portanto, são necessárias novas atitudes pastorais para formar discípulos conscientes, atuantes e missionários.
Diante dessa realidade, a 55ª Assembleia Geral da CNBB optou novamente em ter a Iniciação à Vida Cristã como tema central, gerando a elaboração do Documento 107, publicado pela CNBB.
A arquidiocese de Curitiba, desde a publicação do Diretório Nacional de Catequese, vem refletindo e operacionalizando projetos e ações para que modelos de inspiração catecumenal perpassem todos os processos catequéticos. O Doc 107, recém publicado, vêm corroborar com esse caminho percorrido e provocar novas reflexões.
REALIZE JÁ SUA INSCRIÇÃO- clique aqui
Mais informações: 2105.6318 (Comissão da Animação Bíblico-Catequética)