No dia 29 de abril, a Dimensão Sociotransformadora promoveu um grande seminário reunindo agentes das pastorais sociais das 11 paróquias que compõem o setor Boqueirão da Arquidiocese de Curitiba.
O evento foi realizado no Santuário Santa Rita de Cássia e contou com a presença de padres, diáconos, leigas e leigos envolvidos na transformação de nossa sociedade através do trabalho pastoral.
Este seminário é fruto de um grande encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2023 realizado na Paróquia das Vitórias, no início deste ano. A partir dali, formou-se uma equipe para estruturar e viabilizar o projeto: Diácono Antonio Bez – Coordenador da Dimensão sociotransformadora, Salete Bez – Coordenadora da CF, Elizete Santana – Pastoral do Migrante, Silvia Kreuz – Grupo Pastoral LGBT, Edson da Silva – Pastoral social da paróquia São Paulo Apóstolo, Diácono Jair José da Silva – Paróquia Santo Antônio Maria Claret, Diácono Ney Guimarães – Santuário Santa Rita, Diácono Rogério Jacon – Paróquia Santo Antônio do Uberaba, Irmão Rodolfo Benevenuto – Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, Padre Márcio Pinho – Paróquia São Paulo Apóstolo do Uberaba.
A organização do espaço, recepção, animação e a ótima acolhida dos anfitriões foi essencial para o bom andamento do encontro.
A abertura do seminário foi realizada pelo padre Jairson Hellmann, vigário do Santuário, anfitrião. Ao dar as boas-vindas ao público presente, o padre lembrou que o dia 29 de abril é dedicado a Santa Catarina de Sena que, assim como Santa Rita, tinha as insígnias de Cristo. Ela foi uma leiga dominicana que evangelizou através de cartas e que conseguiu promover a união da Igreja Católica na época em que havia dois papas. Assim pode-se destacar a importância do diálogo para atingir o verdadeiro objetivo da Igreja: revelar o Reino de Deus.
Tendo como base o lema da Campanha da Fraternidade 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, um dos pontos abordados no seminário foi olhar para a importante ação promovida no setor Boqueirão sobre o combate à fome das pessoas mais vulneráveis. O Setor Boqueirão distribui mensalmente 715 cestas básicas, e tem como novo objetivo ir além da distribuição do alimento, e saciar a fome do povo, buscando caminhos que devolvam a dignidade a quem passa fome.
A assessor da dimensão, Padre Eguione Nogueira, também participou do seminário. Em sua fala, afirmou que os pobres não podem ser apenas objeto da caridade, gerando uma pastoral reducionista na qual um sempre doa e o outro recebe. Na certeza de que o serviço da caridade é uma expressão irrenunciável da fé, padre Eguione diz que os vigários de Cristo são os excluídos, os mais vulneráveis de nossa sociedade. Então o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” não pode se revelar como uma humilhação a quem vai receber. Ele recomenda sair do assistencialismo e passar para a dimensão promocional, buscar entender as realidades das famílias assistidas, promover o desenvolvimento integral.
Entender como as pastorais sociais estão atuando, quais as dificuldades e quais as boas experiências é de fundamental importância. Igualmente importante é levar ao conhecimento dos fiéis quais são as pastorais que constituem a dimensão sociotransformadora, em que paróquias elas estão atuantes e quem são as pessoas assistidas por elas.
Próximo Seminário
O próximo seminário está agendado para o dia 05 de agosto, às 13.30h, com local a ser confirmado pela equipe. Se você participa de alguma ação social na sua paróquia no setor Boqueirão, sinta-se convidado a comparecer no segundo encontro.
_
Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba