Seminário de Fé e Política da Igreja Católica do Paraná

Dias 12 e 13 de março reuniram-se em Pitanga-PR, 90 pessoas leigos e leigas, padres, religiosas, diáconos, e bispo, de Pastorais Sociais, Movimentos e Organismos para o 1º Seminário de Fé e Política do Regional sul 2.

O seminário foi de cunho formativo a partir da análise da conjuntura macropolítica evidenciando que vivemos um momento de crise de valores, da política, das instituições em todo o mundo, ressaltando mais ainda a importância de um engajamento efetivo dos cristãos no meio político. Para isso nos respaldamos na Doutrina Social da Igreja que apresenta a política como “uma mediação privilegiada da caridade e a fé cristã, a valoriza e a tem em alta estima”, como afirmam os Papas Paulo VI e Francisco.

Outro momento significativo foi a partilha de experiências de seis vereadores/as em mandato e uma vice-prefeita, atuantes em diferentes partidos e regiões do Paraná, como também leigos/as inseridos/as em Conselhos de Direito e Comunitário e, vivência de Escolas Diocesanas de Fé e Política. Observamos que nas Dioceses, a prática e a vivência da fé e o exercício da política nas suas comunidades suscita ainda pouco interesse.

Constata-se a necessidade de estudar e conhecer a Doutrina Social da Igreja, bem como os últimos documentos sociais dos Papas, incentivando os padres, diáconos, religiosas e religiosos, lideranças pastorais, leigas e leigos a conscientizarem-se da importância e consequências de comprometerem-se na política e suas exigências, iluminadas pela sabedoria e força da fé cristã. Poucas dioceses realizam um trabalho especifico nessa área, embora existam varias experiências isoladas de envolvimento político, a exemplo de algumas escolas diocesanas, movimento com ministérios de fé e política.

Desta forma, constatou-se:

  • A necessidade de criar uma Escola de Fé e Política no regional;

  • A continuidade do Seminário de Fé e Política, outros seminários;

  • A necessidade de escolas de Fé e Política em níveis de dioceses ou províncias;

  • A importância de disseminar a Cartilha de Orientações sobre as eleições para as comunidades, dioceses e paróquias;

  • Acompanhamento dos/as católicos/as eleitos/as no estado do Paraná.

Acreditamos que o bom conhecimento e a prática da política, iluminada e instruída pela força e sabedoria de Jesus Ressuscitado é a melhor contribuição que cidadãos/ãs conscientes possam oferecer aos seus semelhantes e ao seu país.

 (Texto retirado da carta produzida durante o Seminário)