A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, no começo de 2016, o saneamento básico como um direito humano, separando-o do direito à água potável. A alta taxa de doenças como Dengue, Zika e chikungunya é apenas um dos diversos graves reflexos da falta de políticas públicas eficazes na área do saneamento no Brasil. É urgente o debate qualificado em saúde, no sentido de capacitar os agentes e a comunidade para atuar ativamente na formulação de políticas públicas adequadas a cada contexto.
Para incentivar o debate da população sobre esse tema, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba promove, no dia 6 de agosto, o Seminário “Saneamento Básico e Equidade em Saúde na Perspectiva da Participação Popular na Construção de Políticas Públicas”, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR).
O seminário faz parte das ações do projeto “Saúde Integral e Saneamento Básico para que todos tenham vida”, baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2016 “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que pretende assegurar o direito ao saneamento básico para todos e a realização de iniciativas que garantam o futuro da Terra.
A programação conta com palestra com o Dr. Marco Antônio Teixeira, procurador de Justiça do Paraná na pasta de saúde, uma mesa de discussão com Thiago Rocha da Cunha, doutor em Bioética, e Bernardo Pilotto, mestre em Saúde Coletiva, e oficinas de grupos temáticos.
Toda a sociedade é convidada a participar. A intenção da Pastoral da Saúde é que as comunidades compreendam que a saúde é muito mais do que tratar das doenças ou tomar remédios. A proposta é capacitar os agentes para serem multiplicadores nas dimensões comunitária, solidária e político-institucional de forma preventiva, elaborando planos de ação em saúde de acordo com a realidade de cada local.
Seminário “Saneamento Básico e Equidade em Saúde na Perspectiva da Participação Popular na Construção de Políticas Públicas”
Data: 06/08/2016 – sábado
Horário: das 9h – 16h
Local: Auditório Henry Newman (Biblioteca da PUC- PR) – Rua Imaculada Conceição, 1155.
Confirmar presença até 1º de agosto pelo tel: 41 2105-6326 ou clique aqui e preencha o formulário de inscrição.
A participação tem custo de R$10,00 e o pagamento é feito no local do evento.