SÉTIMO DIA DA 53ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB

O sétimo dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 21 de abril, iniciou com a celebração da missa em Ação de Graças pelos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). A missa foi presidida pelo arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do regional Sul 1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo arcebispo emérito da Paraíba (PB), dom José Maria Pires, e o bispo emérito de Iguatu (CE), dom José Mauro Ramalho de Alárcon Santiago, que foram padres conciliares durante o Concílio Vaticano II.

Após a celebração da missa, os bispos permaneceram nas dependências do Santuário Nacional para reunião reservada. Às 11h15, ao retornarem ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, os bispos iniciarão as votações para escolha dos presidentes das Comissões Episcopais e dos delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a 14 ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

11157352_829775517088935_1497307465651439595_oÀs 12h30, a nova Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa. Nesta segunda-feira, 20, o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, foi eleito presidente da Conferência; o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sebastião Krieger, vice-presidente;  bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, foi reeleito para o cargo de secretário geral da entidade.

As sessões do período da tarde começarão às 15h30. As eleições durante a tarde serão intercaladas entre as sessões de trabalhos, com previsão de cinco votações. Haverá, ainda, exposição do Projeto “Comunhão e Partilha”; da Cáritas Brasileira – Relatório sobre o Fundo Nacional de Solidariedade; da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Texto e imagens: Jorge Teles