No último domingo (05), o auditório da Paróquia São José na Vila Oficinas, gentilmente cedido pelo pároco padre Claudionor do Amaral que também é referencial para a juventude do Setor Pastoral Cajuru, acolheu dezenas de coordenadores e assessores de grupos de adolescentes e jovens da Arquidiocese de Curitiba para uma tarde de formação.
O encontro
O encontro foi animado pelo ministério de música do Setor Cajuru que ajudou os presentes a rezarem com o corpo e com a voz. Logo no início, o padre Jonacir Francisco Alessi, pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro Tarumã, acolheu e motivou os jovens a estarem sempre em oração e em comunhão com Jornada Mundial da Juventude que neste ano acontece em Lisboa, Portugal.
O período da tarde foi marcado por momentos de oração, animação e aprendizado. Com a condução da coordenadora arquidiocesana Aline Marcelle, da vice-coordenadora Rayssa Pereira (também coordenadora interina da Região Episcopal Sul da Arquidiocese) e do novo assessor eclesiástico padre Clayton Munhoz, os presentes puderam refletir sobre questões fundamentais na condução do trabalho de evangelização da juventude.
O secretário do Setor Juventude, Alisson Fontellys, apresentou a equipe que conduz os trabalhos na Arquidiocese. Esta também conta com os coordenadores da Região Episcopal Norte e Região Episcopal Sul, respectivamente Helton Duarte e Matheus Freitas e com os coordenadores das equipes de Comunicação e Eventos, o casal Patryck Madeira e Charline Arieli.
A leitura orante da Palavra foi conduzida pelo Padre Clayton e a vice-coordenadora Rayssa falou sobre a intercessão dos santos e seus exemplos para a juventude, enfatizando especialmente a figura da Mãe de Jesus e nossa mãe: Maria.
O encontro também foi marcado pela revelação do ganhador do concurso do grupo “mais topzera” da arquidiocese. A dinâmica aconteceu no perfil do Instagram do Setor Juventude (@setorjuventudecwb) e o vencedor foi o grupo Espelhos de Cristo, da Paróquia São Lucas, no Xaxim.
Muito feliz com a nova missão a ele concedida, padre Clayton destacou alguns pontos do Documento Evangelização da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sugeriu pistas de ação para a realidade vivenciada na arquidiocese.
Agradecimentos
Ao final, os organizadores agradeceram a todos os jovens que colaboraram para a realização do encontro. Em especial, à secretaria da Paróquia São José e aos seus agentes de pastoral; aos membros da paróquia e do Setor Cajuru que organizaram tudo nos mais delicados detalhes, desde a preparação do ambiente até as mudinhas de suculentas que foram entregues aos participantes da formação; às voluntárias que prepararam e serviram um lanche delicioso: Angélica, Rosângela, Ana Letícia, Maria, Albaniza e Natalina.
“E o agradecimento mais especial de todos: A todos os coordenadores e assessores que se fizeram presentes representando seus grupos, comunidades e paróquias! A todos, o nosso Muito Obrigado! Que os Céus derramem abundantes bênçãos sobre cada um e sua missão de ser mediadores do encontro entre os adolescentes e jovens e o Senhor Jesus!”