Desde 2005 é realizada em Curitiba a tradicional Missa e Procissão de Corpus Christi pela Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salette. A extensão do tapete artesanal é de aproximadamente 2km.
Os lotes são divididos entre voluntários que se candidatam com aproximadamente dois meses de antecedência da solenidade. A reunião para a organização dos lotes do grande tapete é realizada na Cúria Metropolitana. Cada espaço fica sob a responsabilidade dos inscritos com a equipe organizadora do evento. Neste ano em especial houve uma reorganização para atender pedidos das paróquias.
Os tapetes que envolvem as ruas do centro são confeccionados a partir de flores, serragem, pó de café, pedras, areia e materiais reciclados. Nos tapetes são reproduzidas figuras que representam a Eucaristia, mas com especial atenção em 2017 para Nossa Senhora, pois se celebra neste ano os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.
A partir das 7h da manhã membros da organização do evento estarão presentes no local para demarcar os lotes de cada grupo. A confecção começará às 8 horas e seguirá até às 12 horas.
Participam este ano da confecção dos 86 tapetes:
57 paróquias;
19 Comissões/Movimentos/Seminário;
6 Colégios;
4 Famílias.
Para Lusinda Maria Boll, ministra da Eucaristia e secretaria da Coordenação central dos ministros, a confeccção dos tapetes é um encontro muito gostoso, porque é uma reunião de pessoas que fazem esta atividade com muito amor.