Estamos em tempo de Quaresma, confira o texto escrito pela nossa Comissão Litúrgica a respeito deste período:
O tempo da Quaresma vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC, nº 109).
Anotações
- Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
- A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa (IGMR, n. 308f).
- Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
- Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
- As memórias obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas (cf. Anotações Gerais 2.4). Não são permitidas missas votivas.
- Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a benção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa.
Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quarema.
A Campanha da fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.
Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Notas para a Quarta-feira de Cinzas:
- Dia de jejum e abstinência.
- Na missa, depois do Evangelho e da Homilia, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no domingo de ramos do ano anterior. O ato penitencial se omite.
- A benção e imposição das cinzas também podem ser feitas sem Missa, neste caso, oportunamente, precede uma Liturgia da Palavra, aproveitando o canto de entrada, a coleta e as leituras da Missa com seus cantos; depois da homilia, são bentas as cinzas e impostas, e o rito termina com a oração dos fiéis.
Vamos com muita alegria cantar a liturgia aproveitando este tempo que o senhor nos da para viver bem a nossa fé e esperar com alegria a festa da Páscoa do Senhor.
Pe. José Airton de Oliveira
Coordenador da Comissão Litúrgica