Três filmes cristão escondidos no streaming para assistir nesse natal

O natal é uma época tão especial para todos que temos nos cinemas quase que uma categoria a parte de filmes, aguardados por muitas pessoas. Quem nunca se emocionou com uma história de natal vista nas telonas. Clássicos que conhecemos já há anos assistindo pela televisão como Um Herói de Brinquedo e Esqueceram de Mim, mas também, com a chegada dos streamings, tantas outras histórias para todos os públicos e gostos.

Hoje quero apresentar uma lista com três filmes de natal que fogem dos padrões de histórias americanas sobre Papai Noel, sobre presentes e “magia do natal”. Quero nessa lista apresentar três filmes com temática realmente cristã, feitos para famílias cristãs que nos mostram o sentido verdadeiro dessa festa tão importante na nossa Igreja.

 

A Estrela de Belém

Disponível na Netflix, essa animação é bela em todos os sentidos. Uma estética muito bonita, e uma história já conhecida, contada com muito bom humor e emoção. Nesse filme acompanhamos a história bíblica do nascimento de Jesus, com a presença dos Rei Magos, Herodes, os pastores, o anjo, Maria e José. Todos os elementos conhecidos pela nossa fé. Porém, vemos essa história por um novo olhar: acompanhamos a história de um burrinho fugitivo, que sonhava participar da caravana do rei e ser alguém importante. Ao acaso, ele acaba caindo na festa de casamento de José e Maria, e junto a ele e outros animais falantes, acompanhamos essa bela história. É uma animação que vai encantar adultos e crianças, vale muito a pena acompanhar esse filme com toda a família nessa semana de natal.

A Estrela de Belém
Timothy Reckart, 2017
Comédia/Aventura – 1h25
Disponível na Netflix e Amazon Prime Video

 

O Milagre de Natal de Jonathan Toomey

Se o primeiro filme da lista nos conta a história real do nascimento de Jesus, o elemento chave desse segundo filme é a confecção de um presépio. Jonathan Toomey é uma criança que vive com seus pais e guarda a tradição de montar um presépio junto em família. Porém, seu pai é enviado para guerra e acaba sendo morto, e isso obriga Jonathan e sua mãe venderem a casa na cidade e ir morar com uma tia no interior. Nesse novo lar, Jonathan conhece outros amigos de sua idade e também um senhor carpinteiro assustador, que promete entalhar um novo presépio para a família. Em torno desse presépio, o filme desenvolve uma história de luto, acolhida, amizade e amor. É um filme infantil, escondido no Prime Video, mas que vale muito a pena conferir nesse natal.

O Milagre de Natal de Jonathan Toomey
Bill Clark, 2007
Infantil/Drama – 1h31
Disponível no Amazon Prime Video

Presente de Natal

Ainda na Prime Video, o último filme de nossa lista segue uma festa de natal de uma família cristã. Já acompanhamos a história do nascimento de Jesus, acompanhamos a confecção de um presépio, agora chegamos à comemoração e ceia de natal. A beleza desse filme está em nos apresentar histórias de pessoas com quem muitas vezes podemos nos identificar. É uma família cristã, cuja mãe está ajudando numa cantata de natal da igreja e o pai está ajudando um amigo que se afastou da igreja por causa de um luto e de uma briga de família. Uma bela história de pessoas que possuem seus defeitos, mas que querem superar todas as dificuldades para viverem bem o tempo de natal. Trabalhando os temas do perdão, da solidão, da perca, somos convidados a descobrir o amor e a fé que nos une como família.

Presente de Natal
Tom Whitus, 2020
Drama – 1h41
Disponível no Amazon Prime Video

 

Bônus

Klaus

Já mais conhecido que os outros filmes, essa animação indicada ao Oscar se encontra na Netflix e apesar de não ter uma temática cristã, é uma bela história para assistir com toda a família. Um carteiro enviado para uma ilha nórdica distante tem a missão de enviar tantos números de cartas para ser acolhido novamente na sua terra. Porém a ilha era formada por duas famílias inimigas, que não mandam cartas. As crianças nem sabem escrever. Mas o carteiro faz uma amizade improvável com um artesão que fabrica brinquedos e as crianças se interessam em escrever cartas a esse senhor, pedindo brinquedos. Com isso, as inimizades e a guerra entre as famílias começam a se converter em amizade e partilha.

Klaus
Sergio Pablos, 2019
Comédia/Aventura – 1h37
Disponível na Netflix

Tudo bem no Natal que vem

Primeiro filme brasileiro sobre natal da Netflix, esse filme se tornou um sucesso incrível, sendo um dos filmes mais vistos no mundo na sua semana de estreia. E merece todo esse reconhecimento. Uma história de comédia, bem no nosso estilo brasileiro, esse filme deixa de lado o que somos acostumados ver em filmes de natal como neve e todas as tradições americanas, e acrescenta nossos costumes brasileiros de filas gigantes, engarrafamentos e a velha piada “é pavê ou pacumê?”. Apesar de ser um filme de comédia, aos poucos o filme vai tomando um ar sério, seguindo a história de um homem para quem todo dia é natal. Cada dia que ele acorda, um ano se passou e sua vida foi tomando rumos diferentes, que ele não consegue lembrar. E aos poucos ele vai percebendo o quando foi deixando de lado o amor da esposa e dos filhos. Difícil não se emocionar nessa história, que vale a pena também ser conferida nesse tempo de natal.

Tudo Bem no Natal que Vem
Roberto Santucci, 2021
Drama/Comédia – 1h41
Disponível na Netflix

 

As representações artísticas sempre nos aproximam de Deus. Espero que essas dicas de filmes natalinos nos ajude a nos aproximarmos de nossas famílias e vivermos bem esse período tão importante na nossa fé. Que realmente deixemos esse espírito de fé, de perdão, de amor irradiar no nosso lar e em nossas festividades.

__
Texto escrito pelo padre Tiago Felipe Polonha da Arquidiocese de Curitiba