Três seminaristas da Arquidiocese de Curitiba estão para finalizar a FASE DE SÍNTESE, como propõem os documentos da Igreja em acordo às orientações do Papa Francisco.
Este é o segundo grupo na Arquidiocese que obedece à risca as orientações do arcebispo e o que indica o Santo Padre na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (traduzida no Brasil com o título: O DOM DA VOCAÇÃO PRESBITERAL). Esta publicação que norteia a formação dos novos padres expressa que “duas são as finalidades desta etapa: por um lado, trata-se da inserção na vida pastoral, com uma gradual assunção de responsabilidades, em espírito de serviço; por outro, de um esforço no sentido de uma adequada preparação, recebendo um específico acompanhamento com vista ao presbiterado” (RFIS, n. 74).
Formação sacerdotal
O Papa Francisco tem deixado bem claro nesta sua primeira década de Pontificado, que quer realmente ver aplicadas na Igreja as disposições do Concílio Vaticano II.
Este importante evento histórico afirmou no Decreto Optatam Totius (n. 22): “Devendo a formação sacerdotal ser continuada e completada, mesmo depois de terminado o curso do Seminário, por causa das condições do mundo moderno pertence às Conferências episcopais estabelecer em cada nação os meios mais aptos, como sejam Institutos pastorais em colaboração com paróquias bem escolhidas, assembleias em tempos estabelecidos e exercícios apropriados. Por meio destes auxílios, o clero jovem deverá ser gradualmente introduzido na vida sacerdotal e na atividade apostólica sob o aspecto espiritual, intelectual e pastoral, e renová-las e promovê-las cada vez mais”.
Após a conclusão dos estudos teológicos, terminando a FASE DE CONFIGURAÇÃO, os seminaristas da Arquidiocese de Curitiba passam por um ANO MISSIONÁRIO. Este é realizado sob orientação direta do arcebispo metropolitano Dom José Antonio Peruzzo, em comunhão com Documento 110 da CNBB (Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja do Brasil):
“A etapa pastoral ou de SÍNTESE VOCACIONAL é fase constitutiva do processo formativo que se realiza após concluída a etapa da configuração, quando o seminarista, antes de receber o diaconado, deixa o seminário e passa a viver em uma paróquia ou outra forma de comunidade eclesial (NO CASO DE CURITIBA EM UM AMBIENTE MISSIONÁRIO). Seu objetivo é oferecer ao futuro presbítero uma oportunidade para a SÍNTESE vocacional-pessoal e um espaço de preparação prática e sistemática no campo da AÇÃO EVANGELIZADORA E MISSIONARIA como expressão de autêntica caridade pastoral” ( DOC. 110 da CNBB, n. 297).
Conheça o Trio Missionário
Em maio de 2022, três candidatos ao ministério presbiteral que terminaram a FASE DE CONFIGURAÇÃO como formandos no Seminario Teológico Rainha dos Apóstolos rumaram para a Missão. Neste período de SÍNTESE agora estão finalizando uma experiência na Diocese de Marabá (Pará).
Nesta semana, Dom Peruzzo está pregando um Retiro aos Presbíteros, durante o qual os seminaristas de Curitiba serão Instituídos nos Primeiros Ministérios rumo ao presbiterado.
São eles: Jhonatan Vaz da Silva, oriundo da Paróquia Bom Jesus de Campo Largo-PR, que será instituído no ACOLITADO; Fábio Atair Cristo Costa, proveniente da Paróquia São Pedro Apóstolo de Itaperuçu-PR e Felipe Batista dos Santos Martins, vindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais-PR, aos quais serão conferidos o LEITORADO e o ACOLITADO.
Rezemos por eles, que ao retornarem a Curitiba serão admitidos às Ordens Sacras e terão abertos os seus escrutínios para o Diaconato.
Celebração de Instituição dos Ministérios
Será possível acompanhar a Celebração de Instituição dos Ministérios ao Trio Missionário pela Internet, através DESTE LINK (TV Catedral Marabá) no próximo dia 1º de março de 2023, a partir das 19h30.
Viva o Ano Vocacional 2023 da Igreja Católica no Brasil: “Corações ardentes, pés a caminho” (LC 24, 32-33).
__
Por
Padre Fabiano Dias Pinto
Reitor do Seminario Rainha dos Apóstolos