Centenas de Jovens e suas famílias, de todo o estado representando diversos movimentos juvenis da Igreja Católica, se reuniram no Santuário da Padroeira do Paraná.
No domingo, 2, em Paranaguá, aconteceu a 1ª Romaria das Juventudes do Paraná. Centenas de jovens, leigos e religiosos estiveram no encontro. Alguns vieram no sábado e pernoitaram acolhidos pelas paróquias da Diocese, outros foram chegando ao amanhecer lotando a praça da Fé e o Santuário.
O bispo referencial para os movimentos Juvenis da CNBB Reginal Sul 2, Dom Amilton Manoel da Silva, chegou com a Romaria da Arquidiocese de Curitiba e recebeu os Jovens, na escadaria da Gruta de NSra do Rocio.
Os participantes, muitos com camisetas dos movimentos e de suas paróquias, puderam cantar, conversar, dançar, caminhar e rezar nas atividades programadas pelos organizadores. Carolina Silva, de Curitiba, veio com a maior das caravanas, a do Padre Osni do Santuário de São Francisco. “Estamos felizes e radiantes em participar deste encontro. Quando nos encontramos vemos Cristo de verdade” disse ela, “a gente faz novas amizades e reza, isso é tão importante porque hoje, o mundo está tão perdido, e ver jovens assim dá esperança”, afirmou Carolina.
Após uma caminhada temática no entorno da Praça da Fé, houve a missa especial da Romaria e vários sacerdotes, que acompanhavam os jovens das suas comunidades, celebraram com Dom Amilton. O evento foi “linkado” com outros da Igreja Católica: o sínodo (reunião dos bispos do mundo inteiro) acontecido em outubro, que terá seu documento oficial publicado nos próximos dias, e a Jornada Mundial da Juventude em janeiro de 2019, no Panamá. Dom Amilton pediu que todos procurem, leiam e meditem sobre o documento sinodal assim que for lançado e acompanhem toda a JMJ.
O bispo “da juventude”, disse que a 1ª Romaria surpreendeu tanto pela acolhida e atendimento das equipes do Santuário, quanto pela boa participação de várias expressões juvenis. Dom Amilton anunciou a que a 2ª Romaria já está assumida para o próximo ano. “O coração da Igreja, conforme nos diz o Papa Francisco, é um coração jovem, que sonha, que se doa, que é cheio de alegria e entusiasmo. Os jovens devem cultivar isso e espalhar no coração de todos, seu entusiasmo, sua fé, sua garra, sua força e sua coragem”.
[FAG id=13882]
Texto e fotos: Pascom Santuário NSra do Rocio