Vamos conversar sobre vocação adulta?

Este é o tema do bate-papo de lançamento da obra “Tarde te amei”, escrita pelo padre Matthias A. J. Ham e que acontecerá no próximo dia 3 de setembro, às 19h30, no auditório do Seminário Bom Pastor, em Curitiba (PR).

O evento, presencial e gratuito, também poderá ser acompanhado pelo canal do YouTube da Paulinas Curitiba.

O livro

O complexo tema “vocação adulta” é a temática central do livro, que contém 384 páginas. De acordo com o autor, o acompanhamento formativo deve assegurar, por meio de oportunas adaptações, a necessária formação espiritual e intelectual dos candidatos. Assim, a publicação trata dos processos de admissão, acompanhamento e formação de adultos ao ministério ordenado diaconal e presbiteral, a partir da experiência do pe. Matthias como reitor no Instituto Bovendonk, na Holanda, por 12 anos.

Neste modelo – hoje, no Brasil, presente em Curitiba através do Instituto Discípulos de Emaús (IDE) -, a formação acontece nos finais de semana. A estrutura é independente do seminário tradicional e o candidato ao presbiterado deixará sua profissão depois de ter sua vocação consolidada.

Ao longo dos capítulos, o autor indica os pontos que merecem especial atenção no processo formativo de homens maduros. Considera-os na ordem cronológica em que aparecem no processo formativo: seleção e admissão; o itinerário dos seis anos de formação; e a conclusão. Demonstra convictamente como a maturidade geral do candidato às ordens exerce direta influência sobre sua futura efetividade pastoral. É ela a base sobre a qual se desenvolverá o ministro ordenado responsável, capaz e realizado.

Para aqueles que desejarem fazer uma “degustação” da obra, a editora Paulinas disponibiliza um trecho em formato digital, que pode ser acessado AQUI.

 

Vocações Adultas

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo