Você sabia que o pintor curitibano, Poty Lazzarotto, era devoto de São Francisco de Assis?

Essa obra de Poty Lazzarotto, de 1962, fica no Cemitério Municipal do Água Verde, em Curitiba.

Localizado no jazigo da família Lazzarotto, o mural possui a utilização de duas técnicas distintas baseadas em diferentes temáticas. São Francisco – nome da obra – é o tema central e está registrado na lajota cerâmica. Enquanto isso, as oito gavetas em concreto aparente são simbolizadas pelos santos Jorge, Ana, Cosme, Damião, Pedro, Verônica, Francisco e Benedito.

Poty Lazzarotto - São Francisco - Cemitério Municipal do Água Verde - Curitiba Space

O trabalho de Poty Lazzarotto também inclui dois painéis horizontais na parte superior. No primeiro, São Francisco é retratado morto em toda a extensão do retângulo. Destaque para detalhes como os pés juntos, as mãos sobre o peito e a cabeça pendendo para um dos lados. Já no segundo, o artista curitibano simboliza São Francisco como protetor dos animais com a representação de aves e peixes.

Poty Lazzarotto - São Francisco - Cemitério Municipal do Água Verde - Curitiba Space

O restante dos painéis – localizados recuados na parte inferior – também possui temas relacionados a São Francisco. Assim como na obra superior, um dos painéis também retrata, por exemplo, a proteção animal. Desta vez, a imagem é simbolizada pela pomba que o santo segura.

Poty Lazzarotto - São Francisco - Cemitério Municipal do Água Verde - Curitiba Space

O trabalho de Poty fica no Cemitério Municipal do Água Verde, local em que está sepultado o corpo do artista curitibano e seus familiares. A entrada principal é pela Av. Água Verde, no bairro homônimo.

 

Biografia

Poty Lazzarotto (Curitiba, 1924 – 1998)

Gravador, desenhista, ilustrador, muralista e professor.

Napoleon Potyguara Lazzarotto mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 e estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Freqüenta curso de gravura com Carlos Oswald (1882-1971) no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Em 1946, viaja para Paris, onde permanece por um ano. Estuda litografia na École Supérieure des Beaux-Arts, com bolsa do governo francês. Em 1950, funda, juntamente com Flávio Motta (1916), a Escola Livre de Artes Plásticas, na qual leciona desenho e gravura. Nessa época organiza o primeiro curso de gravura do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Organiza, ao longo da década de 1950, cursos sobre gravura em Curitiba, Salvador e Recife. Desde os anos 1960 tem destaque como muralista, com diversas obras em edifícios públicos e particulares no país e no exterior. Tem relevante atuação como ilustrador de obras literárias como as de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha e Dalton Trevisan, entre outros. É autor dos livros A Propósito de Figurinhas, de 1986, e Curitiba, de Nós, de 1989, em parceria com Valêncio Xavier Niculitcheff. Executa diversos murais, como o da Casa do Brasil, em Paris, 1950, e o painel para o Memorial da América Latina, São Paulo, 1988. A partir dos anos 1980 são lançadas várias publicações sobre sua produção, entre elas: Poty Ilustrador, de Antônio Houaiss (1915-1999), em 1988; Poty: Trilhos, Trilhas e Traços, de Valêncio Xavier Niculitcheff, em 1994, e Poty: o lirismo dos anos 90, de Regina Casillo, em 2000.

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Fonte: Curitiba Space