Cáritas Arquidiocese de Curitiba

A Cáritas da Arquidiocese de Curitiba é uma entidade que atua há 2 anos na promoção e atuação social, que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável e solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.  Trabalha junto a quatro áreas de atuação principal:

[accordion autoclose=false clicktoclose=true]

[accordion-item title=”Economia Popular Solidária“]

A Cáritas Curitiba, através de sua missão, vem animando e fortalecendo a Economia Popular Solidária (EPS) com uma atuação transformadora no território arquidiocesano, possibilitado o envolvimento das pessoas nas lutas em prol da construção da Sociedade do Bem Viver.

Em sintonia com o chamado do Papa Francisco para realmar o sistema econômico do planeta, a EPS tem sido uma resposta profética em um ressoar de esperança nas dimensões sociais e econômicas nos territórios, tornando homens e mulheres sujeitos de sua própria história e construtores/as de mudanças efetivas do local para o global, desencadeando micro revoluções.

A Cáritas Curitiba desde a sua criação fomenta e apoia diversas inciativas de EPS em todo território da arquidiocesano. Iniciativas estas que vão desde o acompanhamento de empreendimentos formados por jovens, mulheres, pessoas migrantes, rede de padarias comunitárias, população em situação de rua, populações rurais e urbanas, comunidades em situação de vulnerabilidade social, quilombos, indígenas, acampados e assentamentos da reforma agrária. Assim como, juntamente com parcerias locais, desenvolve a Escola de Formação Básica Multiplicadora da Economia Popular Solidária de Curitiba e Região Metropolitana.

[accordion-item title=”Migração, Refúgio e Apátridas“]

Tendo por princípio o Evangelho e a convocação do Papa Francisco em: acolher, proteger, promover e integrar. A Cáritas Curitiba se faz presente no meio das pessoas em situação de vulnerabilidade social, tentando, juntamente com a rede de proteção, assegurar assistência humanizada e adequada.

[accordion-item title=”Mundo Urbano“]

Tendo noção do chão que a gente pisa. A Cáritas se propõe a atuar e ajudar a construir com as famílias e comunidades populares urbanas, que vivenciam o cotidiano perverso da realidade de negação de diretos e de acesso aos serviços básicos, operando junto a movimentos sociais e eclesiais pelo direito à cidade.

[accordion-item title=”Voluntariado“]

Ser voluntário é poder doar seu tempo, sua experiência e seus conhecimentos. É estar na frente lutando por uma causa, contribuindo para a melhoria das pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade. O voluntariado é um trabalho nobre que edifica as pessoas permitindo ampliar as experiências e contribuindo para a construção de uma sociedade mais fraterna, solidária e justa. Nesse sentido, ele também é conectado numa relação inter-religiosa e ecumênica, permitindo o diálogo e contribuindo com quem está na luta pela mesma causa, é levar a Cáritas para todos os locais. Ser voluntário é ter um espírito caridoso e gentil, olhando para o outro com o olhar de humanidade no seu aspecto mais puro – a dignidade, e jamais se sentir como o espírito de superioridade, em uma posição de quem é privilegiado. O voluntário sonha com uma sociedade sem sofrimento e, em seguida, se coloca em ação para ver o irmão que sofre se reerguendo e melhorando, cada dia que passa a sua vida.
Ser voluntário na Cáritas é se permitir ter contato com os setores de ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA; FORMAÇÃO; INSTITUCIONAL; MIGRAÇÃO, REFÚGIO E APÁTRIDAS; MUNDO URBANO e o próprio VOLUNTARIADO contribuindo em cada setor com o seu conhecimento e sua experiência.
Venha fazer parte da Cáritas, venha ser um voluntário!

[/accordion]

Para essa e outras informações entre em contato através:

(41) 2105-6358 | (41) 99588-4825 – WhatsApp

Endereço: Avenida Jaime Reis, 369 – São Francisco, Curitiba-PR

Lembrando que o atendimento é realizado APENAS com agendamento prévio