SOUC 2022: Igrejas unidas em orações e reflexões

A Comissão Arquidiocesana do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CAEDIR), em parceria com Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR (NEIR), convida a todos para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) que acontecerá do dia 29 de maio a 5 de junho com orações e reflexões entre as Igrejas Cristãs.

“Nesses dias além rezarmos juntos, vamos partilhar o que temos de mais belo em nossa fé, o amor”, afirma Eva Gislane Barbosa do NEIR.

O que é SOUC?

A SOUC é um evento anual e desde 1968 o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, juntamente com o Conselho Mundial de Igrejas, oferece subsídios com materiais de fácil acesso e compreensão. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas celebrativas e culturais desses dias da semana em diversos estados, fomentando a necessidade de rezar e promover a unidade dos cristãos.

:: CONIC disponibiliza e-book gratuito preparatório à semana de oração pela unidade cristã 2022

SOUC 2022

Esse ano o tema da SOUC é “Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2). A redação do conteúdo ficou a cargo do Conselho de Igrejas do Oriente Médio, com sede em Beirute, Líbano. Com a motivação dos reis magos, que foram conduzidos até a manjedoura para encontrar Jesus e entregar a ele o que tinham de mais precioso, nós também somos convidados nessa semana de oração, a seguir a estrela dentro de nosso coração e oferecer o nosso respeito, carinho e fraternidade.

O Papa Francisco, em janeiro desse ano, motivou a participação ecumênica nesta semana de oração: “Também nós, cristãos, na diversidade das nossas confissões e tradições, somos peregrinos em caminho, rumo à plena unidade. Aproximamo-nos mais da meta quanto mais fixo tivermos o nosso olhar em Jesus, nosso único Senhor”.

Convite

Com esse desejo de unidade e acolhendo as palavras do Sumo Pontífice, os organizadores convidam a todos para a SOUC 2022:

“Vamos caminhar nessa semana de oração fixando o olhar em Jesus e estendendo as mãos para a oração e o desejo de paz. Pois na diversidade de dons precisamos sempre destacar ações para o reino de Deus e na pluralidade de corações a busca pela unidade no amor. É o amor que nos faz irmãos e irmãs e são pelas as atitudes que damos sinais desse amor.”

SOUC 2022

__

Texto de Eva Gislane Barbosa adaptado pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.