Missa no Santuário de Guadalupe celebra o 58º Dia Mundial das Comunicações

O 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) será comemorado neste domingo, 12 de maio – também celebração da Ascensão do Senhor e data dedicada às mães -, com uma missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, às 15 horas. A missa será presidida pelo bispo de Guarapuava (PR) e referencial para a Comunicação da CNBB Sul2, dom Amilton Manoel da Silva, e o padre Luiz Kleina, assessor eclesiástico da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.

Roda de Conversa refletiu sobre a Carta do Papa Francisco ao DMCS

A missa é uma iniciativa da Arquidiocese de Curitiba e da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana (Pascom) e será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar para todo o país. A proposta é orar pelos comunicadores e refletir sobre uma comunicação plenamente humana, em tempos de Inteligência Artificial, com base na mensagem enviada pelo Papa Francisco para o 58º DMCS: por uma comunicação plenamente humana.

Para bem celebrar a data, a Arquidiocese de Curitiba e a Pascom promoveram no último dia 2 uma roda de conversa sobre a mensagem do Papa, que traz uma profunda reflexão sobre o uso da IA. Ainda sobre o tema, no próximo dia 19, o publicitário Gustavo Paganini abordará a carta do Papa Francisco para o 58º DMCS na Escola de Comunicação do Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé (IAFFE).

Carta do Papa – “Inteligência Artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o DMCS de 2024. Na carta, o Papa cita um mundo rico em tecnologia e pobre em humanidade, alerta para os cuidados na utilização da IA, defende uma regulamentação universal para uso da ferramenta e pede aos homens discernimento e vigilância.

O Papa diz que o caminho não é desprezar o novo, mas sim usar sabedoria do coração, para que a IA não se transforme em ferramenta geradora de mais desigualdade e de domínio informativo. “Somente dotando-nos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana”, afirma.