A Arquidiocese de Curitiba convida todos os fiéis para a abertura solene do Jubileu, que será celebrada no dia 29 de dezembro de 2024, às 10h. O evento terá início com uma peregrinação saindo do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e seguirá em direção à Catedral Metropolitana de Curitiba. A celebração contará com a presença do Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo, junto aos bispos auxiliares Dom Reginei Modolo e Dom Adenis de Oliveira.
Dom Peruzzo reforça a importância de estudar a Bula de promulgação do Jubileu Spes non confundit (“A Esperança não desilude”). “Neste documento do Papa Francisco, encontramos subsídios e motivos que nos levam a viver este ano jubilar com esperança. É uma mensagem que toda a todos nós, clero, leigos e todo o povo de Deus”, enfatizou Dom José Antonio Peruzzo.
O desafio lançado pelo Papa Francisco é de que o ano Jubilar aconteça nas igrejas do mundo inteiro. Na Arquidiocese de Curitiba, a celebração ocorrerá na Festa da Sagrada Família, com a Missa Solene na Catedral, reunindo o clero, religiosos, religiosas e leigos.
Durante o ano de 2025, diversas iniciativas do Jubileu acontecerão em toda a Arquidiocese, conforme proposto na Bula papal. Serão designadas paróquias e santuários para receberem peregrinos. Comissões, pastorais, grupos, movimentos estarão organizados um calendário de peregrinação que acontecerá durante todo o ano. Nos locais de peregrinação jubilar os fiéis poderão participar dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, bem como de celebrações da Palavra, recebendo a indulgência do Jubileu.
Serão divulgados os locais de peregrinação, assim como uma orientação de como organizar as celebrações. Todos são convidados a participar e viver intensamente este tempo de graça e esperança!
O Jubileu de 2025 será oficialmente aberto no dia 24 de dezembro de 2024, às 19 horas, com a Celebração Eucarística presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. Seguir-se-á o Rito de Abertura da Porta Santa. A programação pode ser encontrada no site www.iubilaeum2025.va