Corpus Christi 2023

corpus-christi

bt-assista

CELEBRE EM CASA

Estamos preparando uma linda celebração a Jesus Eucarístico e queremos estar juntos, neste 8 de junho, novamente conectados em oração.

A Santa Missa será às 15h, seguida da bênção com o Santíssimo.

Acompanhe a programação apenas pelos canais de comunicação:

Acompanhe ao vivo:

bt-assista

banner-pao
O TEMA: PÃO DA VIDA
A Eucaristia é a partilha do Senhor da Vida com todos que necessitam desta vida; Partilhar o Pão significa partilhar a vida com o irmão que está precisando. O tema nos lembra que nós, cristãos, precisamos estar atentos às dificuldades do próximo e a Eucaristia traz consigo este apelo da partilha do pão com o próximo.
banner-solidariedade
CORPUS CHRISTI SOLIDÁRIO
Ajude a levar a fraternidade aos que mais precisam. Neste ano você pode fazer uma doação à Campanha da Fraternidade. faça doação para:
Banco do Brasil – Ag. 1534-2 C.C. 35470-8
Mitra da Arquidiocese de Curitiba
CNPJ 76.648.500/0001-04
CHAVE PIX: [email protected]
banner-oremos
OREMOS PELO FIM DA PANDEMIA
Contaremos certamente com centenas de milhares de pessoas conectadas em oração no dia, celebrando em suas casas, mas sem público presencial. Em tempos de pandemia, precisamos preservar a vida. Além da Solenidade, teremos uma programação preparatória, com a visita do Santíssimo a hospitais e instituições sociais. Acompanhe nossas notícias.

Informações para Imprensa e Pascom podem ser solicitadas à nossa equipe de comunicação.
Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo celular (41) 9 8740-2204.

logos-cc2

 

Informações e curiosidades sobre o Corpus Christi

[accordion autoclose=false clicktoclose=true]

[accordion-item title=”O que é o Corpus Christi”]
Em 8 de junho celebraremos o dia de Corpus Christi – o nome vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).
[/accordion-item]

[accordion-item title=”Como surgiu?”]
A celebração do Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo lhe demonstrando seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Tornou-se costume, durante a Festa de Corpus Christi, realizar uma procissão com o Santíssimo Sacramento, numa forma de demonstração pública e comunitária de fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Posteriormente, iniciou-se, em Portugal, a tradição de confeccionar tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento. Essa tradição chegou ao Brasil e é realizada pelos fiéis até hoje.
[/accordion-item]

[accordion-item title=”Corpus Christi em Curitiba”]
Desde 2005, a procissão de Corpus Christi acontece na Avenida Cândido de Abreu, onde fiéis de diversos movimentos e expressões da Igreja confeccionam os tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento.

A Festa do Corpus Christi começa com a Santa Missa, em um palco montado na frente da Catedral, na Praça Tiradentes. Em seguida, os fiéis saem em procissão com o Santíssimo Sacramento até o Centro Cívico, onde acontece a adoração e a benção do Santíssimo Sacramento.

Seguindo o modelo da festa que iniciou em 2017, não haverá procissões de Corpus Christi nos bairros de Curitiba. A intenção é fazer apenas uma procissão e unir as paróquias e os fiéis das diversas partes da cidade para uma bonita demonstração pública de fé.

A Festa do Corpus Christi em Curitiba tem aumentado nos últimos anos. Em 2015, reuniu 30 mil pessoas, chegando a 50 mil em 2016 e a 100 mil pessoas em 2018 e 2019.
[/accordion-item]

[accordion-item title=”Imagens do Corpus Christi – anos anteriores”]
Milhares pessoas acompanharam a solenidade do Corpus Christi no centro da de Curitiba nos últimos anos.  Confira algumas fotos. 
[/accordion-item]

[/accordion]