Centenas de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos estiveram reunidos na Catedral Basílica de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (14), para a Missa dos Santos Óleos. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Antonio Peruzzo.
:: Qual o significado da Missa dos Santos Óleos?
O patriarca da igreja local iniciou a cerimônia emocionado, cumprimentando todos os presentes. Em sua homilia, agradeceu os sacerdotes pela missão que desempenham na Igreja e iniciou a reflexão relembrando o nascimento de Jesus: “Lá onde parece que Deus está menos presente, é onde Ele quer ser visto por primeiro e isso toca no nosso ministério.”
Testemunho e Palavra de Deus
O arcebispo falou da necessidade do testemunho, pois a vocação parte das experiências de fé e não do discurso anunciado. E continuou: “Onde encontrar forças quando as pessoas nos querem lançar no abismo? Dentre tantas palavras que são proferidas, deixemos que a Palavra de Deus prevaleça.”
Como conselho, incentivou a prática da Leitura Orante da Palavra e finalizou: “Precisamos chegar onde a Igreja ainda não chegou. Que o Espírito Santo não nos falte para que falemos que há sinais de esperança.”
Renovação do sacerdócio
Após a homilia, os padres renovaram as promessas sacerdotais e, num momento de silêncio, relembraram a ordenação e a alegria presente naquele dia. Nas preces, o arcebispo pediu orações pelo seu sacerdócio e para que possa dar o seu melhor à frente da Igreja de Curitiba e da missão que lhe foi confiada.
Seguiu-se então, o rito da bênção e consagração dos Santos Óleos, que foram retirados pelos sacerdotes após a cerimônia e serão utilizados durante todo o ano litúrgico na administração dos sacramentos.
:: Confira o álbum completo de fotos AQUI!
__
Por Rubhia Morais
Jornalista e Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba