No sábado, dia 27 de agosto, uma missa na Catedral Basílica de Curitiba homenageou o meio século de Episcopado de Dom Pedro Fedalto, “um homem simples e muito amado”, como dito pelo arcebispo atual de Curitiba. Foi o próprio homenageado, Dom Pedro, 90 anos, que celebrou a missa, contando com a homilia do amigo e atual arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, além da fala de autoridades e religiosos.
“Dom Pedro, tua simplicidade tem um sentido transfigurado. É facil perceber que estamos diante de alguém cujas experiências de comunhão dão representam um retrato vivo do amor que procede do alto”, disse Dom Peruzzo ao homenageado. Para o atual arcebispo, a gratidão da comunidade pela vida de Dom Pedro Fedalto é nítida e justificada.
Estiveram presentes na Catedral Basílica Bispos de 16 outras dioceses, além de boa parte do clero da Arquidiocese de Curitiba, amigos, familiares, autoridades e membros da comunidade.
Dom Francisco Bach, secretário do regional Sul 2 da CNBB, fez uma fala ao final da celebração, comentando: “Dom Pedro Fedalto ao longo de quase três décadas à frente da Regional Sul 2 da CNBB trabalhou muito pela unidade, pela cooperação, e o clima anterior que ele colocou continua reinando entre nós Bispos. Hoje há uma bela comunhão entre nós”. Também tiveram fala no evento o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e a Primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa.
A celebração foi encerrada com agradecimentos de Dom Pedro Fedalto, que humildemente utilizou o momento para agradecer muitos daqueles que fizeram parte de sua vida. Falou também de como sempre se dedicou à sua missão: “Durante os últimos 50 anos procurei viver sempre meu lema, a verdade na Caridade, com humildade, respeitando cada um como é, pedindo perdão a quem ofendi em minhas fraquezas”. Falou Dom Pedro Fedalto a todos os presentes
D. Pedro Fedalto foi Arcebispo de Curitiba de 1971 a 2004. Foi responsável por ajudar a organizar a estadia do Santo Papa João Paulo II em Curitiba durante a visita do Pontífice ao Brasil, em 1982. Foi durante seu arcebispado que organizou o 1º Sínodo Arquidiocesano de Curitiba entre 1987 a 1994.
D. Pedro teve papel importante na reestruturação e descentralização da Arquidiocese de Curitiba. Para melhor evangelizar, descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais, divididas em 18 setores, contando 3 áreas aos bispos auxiliares e reservando para si o centro da Arquidiocese. Criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, e acolheu congregações femininas e masculinas.
Deixou as funções de arcebispo em 2004. Mesmo afastado das funções de arcebispo, D. Pedro aos 90 anos continua ativo na Igreja. Hoje, mora no Seminário São José e dá aulas de boas maneiras e História da Igreja no Paraná para os meninos, além de celebrar missas semanalmente.
A celebração em homenagem a Dom Pedro Fedalto seguiu ainda no sábado com um almoço festivo.
Fotos: Patryck Madeira.
Em breve, mais fotos em nossa página no facebook.