A atual organização pastoral da Arquidiocese de Curitiba tem sua gênese na reforma proposta no início do episcopado de Dom Moacyr José Vitti, com o lançamento do XV Plano da Ação Evangelizadora, em 11 de Setembro de 2005.
Duas são as estruturas básicas que mantém a Arquidiocese em movimento e a organizam. Uma aqui denominada “Carismática” e que corresponde aos diversos organismos pastorais, movimentos e associações de fiéis. Outra “Geográfica” e que corresponde a organização das paróquias em seus territórios. Ambas as organizações se entrelaçam e interagem, dando vida e movimento à toda nossa Igreja particular.
A organização consiste geograficamente em 3 regiões episcopais, cada uma com 5 Setores Pastorais (15 no total). Cada região possui um Presbítero coordenador, que é ao mesmo tempo responsável por animar a vida pastoral da Região Episcopal e representante do Clero na Pastoral Presbiteral, bem como no Conselho Presbiteral. Este coordenador é eleito pelos presbíteros da região. Cada Setor Pastoral possui também um Presbítero coordenador, responsável por articular a comunhão dos presbíteros do local e animar a vida pastoral das comunidades da localidade. Em geral, os presbíteros do Setor Pastoral reúnem-se mensalmente.