Na manhã do dia 20 de outubro de 2022, representantes de 12 instituições sociais estiveram presentes na Cúria Metropolitana de Curitiba (PR) para a assinatura dos contratos do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).
E se do lado de fora o tempo nublado e chuvoso parecia desanimar, quem estava no interior do Salão Nobre vivenciou momentos emocionantes durante a cerimônia com o testemunho de algumas pessoas.
O primeiro deles foi das idealizadoras do projeto “Avental da Fraternidade”, do Centro Social Rosa de Lima, contemplado pelo Edital FDS 01/2022. Através dos recursos do FDS, a instituição tem capacitado mulheres nas áreas da limpeza, manicure e corte e costura, proporcionando o aumento da renda mensal e, consequentemente, uma vida mais digna para as famílias.
Após a leitura de um trecho da Carta de São Tiago e uma breve reflexão acerca do tema “Fé e obras”, feita pelo diácono Sidney Lemes, o ecônomo da Mitra da Arquidiocese de Curitiba, Sílvio R. Wünsch, destacou algumas palavras da mensagem enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade (CF) 2022:
“Efetivamente, ao olhar para a sociedade hodierna, percebe-se de maneira muito clara a urgência em adotar ações transformadoras no âmbito educativo a fim de que tenhamos uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral, como recordado no convite para um Pacto Educativo Global: ‘Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.’”
Salete Bez lembrou que esta já é a segunda vez que a educação faz parte da temática da CF. Sobre os projetos contemplados, ela motivou os presentes a continuarem nesta missão de transformar vidas:
“As atividades que vocês fazem nas instituições mudam a vida das pessoas.”
O diácono Antônio, por sua vez, agradeceu a todos que contribuíram com a Coleta Nacional da CF 2022, o que possibilitou a abertura de dois editais FDS em 2022, contemplando um total de 26 instituições. Ele também parabenizou a criatividade de tantos projetos no cuidado com o próximo.
“O amor está no tempo”
O segundo testemunho da manhã foi dado por Danilo, ex-morador em situação de rua que hoje participa do projeto “No Compasso da Esperança”, na Casa de Acolhida São José. Ele comoveu todos os que estavam presentes ao falar do papel dos voluntários que deixam suas famílias para dedicarem seu tempo a quem mais precisa; seja ensinando algo novo ou mesmo acolhendo com uma palavra de carinho ou preparando uma refeição.
Danilo proferiu uma frase que ficou marcada no coração de todos: “O amor está no tempo”. Ele complementou:
“O mundo não precisa de dinheiro, mas precisa de ações que doem tempo; pois o amor não está no que você tem, está no tempo que você dedica ao seu próximo.”
Assinatura dos contratos
Na segunda parte da cerimônia, houve a assinatura dos contratos e a entrega das placas com os respectivos nomes dos projetos e instituições. Dos 16 projetos inscritos do Edital FDS 02/2022, somente 12 foram aprovados e receberão um aporte financeiro de até R$ 12.000,00. Confira quais são:
- Novas Histórias (Associação Sagrada Família de Nazaré)
- Sonhar e Recomeçar (Paróquia Santa Edwiges)
- Horta – Crescendo com as mãos (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial)
- Café e Prosa (Marista Escola Social Curitiba)
- Formação Permanente em Economia Solidária da Rede Mandala (Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver)
- Promovendo a Cidadania e o Protagonismo das Famílias no Processo Socioeducativo (Associação Rogacionista de Educação e Assistência Social)
- Recriando Histórias (Associação Fênix)
- Educação com Esperança (APACN – Apoio à Criança com Câncer)
- A Arte e a Música Projeto de Amor (Coro e Orquestra Arquidiocesana Luz dos Pinhais – Conselho de Leigos)
- Primeira Infância – Acolher, Cuidar e Educar (Associação Comunitária de São Braz)
- Educando com Fraternidade (Lar dos Meninos de São Luiz)
- Sabores e Saberes Cooperativos (Pastoral Operária)
“Já nos inscrevemos outras vezes no edital e este ano foi uma surpresa e uma alegria sermos contemplados e mais ainda de estarmos aqui e ver o quanto este dinheiro do FDS é importante para a transformação de vidas que acontece dentro dessas instituições.” (Cristiane Dalagrana, representante do Marista Escola Social Curitiba)
Ao término da cerimônia, padre Alexsander Cordeiro Lopes, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba ressaltou que os cristãos sempre devem optar pelos pobres, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. E finalizou:
“Deus gastou tempo conosco e essa foi a maior prova de amor que nós tivemos. Façamos o mesmo com nossos irmãos.”
Confira o álbum completo de fotos e vídeos do evento AQUI!!!
__
Por
Rubhia Morais
Jornalista e Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba