“A Bíblia nunca foi um livro escrito por alguém sozinho”, explica Dom Peruzzo

Durante o mês de setembro, a Igreja se volta para o Mês da Bíblia, seguindo uma herança de evangelização no Brasil

Em conteúdo publicado no Youtube da Arquidiocese, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, destacou a importância do texto base disponibilizado pela CNBB, que traz os subsídios necessários para o estudo do livro de Ezequiel. O material não apenas narra a história e o contexto do profeta, mas também aborda os grandes desafios enfrentados pelo povo de Deus durante sua missão, por volta de 550 a.C. Os exemplares podem ser adquiridos na Livraria Arquidiocesana, situada na Mitra da Arquidiocese de Curitiba (Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco).

Dom Peruzzo ressalta que a mensagem de Ezequiel é repleta de esperança, exemplificada em uma das frases lapidares do livro bíblico: “Porei em vós o meu espírito e vivereis” (Ez 37, 5). “Essa frase reflete a promessa de transformação e renovação que Ezequiel trouxe ao seu povo”, enfatiza o arcebispo.

Sobre o subsídio da CNBB, dom Peruzzo afirma que “não é um livro especializado. É para ajudar homens e mulheres que creem, que amam a Palavra de Deus, que amam a Sagrada Escritura, para que possam compreendê-la de uma maneira mais apropriada e mais aprofundada,” explica. O arcebispo também apresentou um subsídio adicional, que contém sugestões de encontros bíblicos, incentivando as famílias a se reunirem para rezar e refletir sobre as lições do profeta Ezequiel no dia a dia de oração.

Palavra escrita a partir das experiências de fé

O mês de setembro serve para que a Bíblia seja compreendida como um livro de compartilhamento, uma fonte de aprendizado e instrumento de aproximação entre as pessoas. Pensando nisso, dom Peruzzo lembrou que, antes de ir para o papel, as mensagens bíblicas eram vividas e transmitidas em comunidade: “A Bíblia nunca foi um livro escrito por alguém sozinho. Sempre antes da sua forma escrita, foi forma comunitária de viver a fé e a esperança num Deus amoroso e providente”, explica.

Essa celebração do Mês da Bíblia é uma oportunidade para o povo de Deus se reconectar com a Sagrada Escritura, aprofundando seu relacionamento com Deus e com a comunidade de fé. Ao final da mensagem, Dom Peruzzo também incentiva a participação ativa nos encontros bíblicos, promovendo uma vivência mais rica da espiritualidade cristã.

Adquira os subsídios para estudo do “Mês da Bíblia 2024” produzidos pela CNBB. Reservas e informações com a Livraria Arquidiocesana: (41) 2105-6325.

___
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba