Na noite desta quinta-feira (06), a Cúria Metropolitana de Curitiba sediou um encontro da Comissão Pastoral para as Novas Comunidades presentes no território arquidiocesano. O evento contou com a participação dos coordenadores e fundadores de 18 das 24 novas comunidades cadastradas no Centro de Pastoral.
Estiveram presentes o coordenador da comissão, Eliseu Rocha, e Dom Adenis Roberto de Oliveira, bispo referencial para as novas comunidades. O encontro teve início com um momento de espiritualidade baseado na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 12, refletindo sobre a diversidade de dons e a unidade na missão evangelizadora.
Na sequência, cada comunidade teve a oportunidade de se apresentar, compartilhando seu carisma, área de atuação e tempo de presença na Arquidiocese de Curitiba.
Como encaminhamento, Dom Adenis incentivou os coordenadores a aprofundarem o estudo dos documentos do Concílio Vaticano II, recomendando, especialmente, a Escola do IAFFE sobre o tema. Além disso, destacou a importância da leitura e reflexão sobre o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, Iuvenescit Ecclesia (A Igreja Rejuvenesce), que trata da relação entre as novas comunidades e a autoridade eclesiástica do bispo diocesano.
A Comissão para as Novas Comunidades realiza encontros mensais para refletir e planejar suas ações em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba.