Durante o mês de julho toda a Igreja do Brasil, celebra o Mês do Dizimo. Esta iniciativa tem como finalidade a necessidade de reflexão e conscientização do Povo de Deus sobre esse tema. O dízimo é uma partilha, com uma dimensão fraterna e social. Em linhas gerais, esse ato concreto se divide em quatro dimensões: Eclesial, religiosa, missionária e caritativa.
Para compreender como funciona o dízimo na Igreja Católica, o Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Adenis Roberto de Oliveira, nos traz uma mensagem de reflexão sobre este gesto de partilha e da fraternidade cristã:
“Caros irmãos e irmãs. Todos os anos, no mês de julho, a Igreja no Brasil nos chama a refletir a importância da Pastoral do Dízimo. O dízimo, que é essa contribuição financeira segundo as próprias possibilidades, para ajudar a socorrer as necessidades da própria comunidade. Lembramos as dimensões desta contribuição do dízimo: Dimensão missionária, Dimensão caritativa, eclesial, religiosa, lembrando também da dimensão missionária.
Todas as atividades de evangelização da Igreja são sustentadas pelo dízimo. Essa dimensão religiosa que tem os seus fundamentos na Palavra de Deus, na Bíblia. Essa contribuição que o povo era chamado a dar hoje é feita de uma maneira muito livre, conforme as próprias possibilidades. A dimensão eclesial, da sinodalidade, de caminharmos juntos como Igreja, de nos ajudarmos uns aos outros como comunidade e também a dimensão caritativa, onde nós apoiamos também o nosso dízimo em todos os projetos caritativos e sociais da nossa Igreja Católica no Brasil.
Então, somos chamados a pensar. Meu irmão, minha irmã, como está a sua contribuição? O seu dízimo? Você está sendo um missionário do dízimo no sentido da sua contribuição, para caminhar junto para ajudar os projetos da própria comunidade? Então o convite é este. Veja como está a sua situação de dizimista e que Deus abençoe a cada um de vocês. Que Ele abençoe também a generosidade de cada um de vocês.”
__
Dom Adenis Roberto de Oliveira
Bispo Auxiliar de Curitiba