Nomeado pelo Papa Francisco, monsenhor Adenis de Oliveira foi ordenado bispo no último dia 11 de maio em Vargem Bonita (SC) e agora será apresentado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. A celebração será na Catedral Metropolitana de Curitiba, na Praça Tiradentes, às 19h do dia 24 de maio.
Em parceria com a TV Evangelizar, a Arquidiocese de Curitiba fará a transmissão desta celebração ao vivo, no canal do Youtube.
Quem é Dom Adenis
Antes de chegar à Mitra de Curitiba, monsenhor Adenis foi pároco na Paróquia Santo Antônio, de Igarapé (MG) e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres, também no município mineiro.
Logo após a Nunciatura Apostólica no Brasil ter comunicado a decisão do Papa Francisco em nomear padre Adenis, o novo bispo auxiliar concedeu uma entrevista exclusiva à Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.
Durante o bate-papo, monsenhor Adenis contou como recebeu a notícia da nova função: “recebi com temor e tremor, mas também com confiança em Deus, porque, a partir do momento em que demos o sim ao sacerdócio, é para sempre. E esse para sempre vai se eternizando e vamos servindo conforme nossas forças, nossa disponibilidade e o que a Igreja nos pede, deixando Deus agir através de nós”, relatou.
Quem é Monsenhor Adenis
Monsenhor Adenis Roberto de Oliveira nasceu no dia 8 de julho de 1974, em Vargem Bonita (SC). Entrou para o Seminário Missionários Servos dos Pobres, em Joaçaba (SC), em 1988. Cursou a Faculdade de Filosofia no Studium OSBM, em Curitiba (PR), de 1993 a 1996, e a faculdade de Teologia no Studium Theologicum, também em Curitiba (PR), de 1997 a 2000. Fez mestrado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana em Roma, de 2007 a 2010.
Em 11 de março de 2001 foi ordenado diácono na Paróquia São Marcos, em Curitiba (PR), pela imposição das mãos do então Arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto. Em 15 de setembro do mesmo ano, foi ordenado presbítero na Capela Sagrado Coração de Jesus de Vargem Bonita, pela imposição das mãos de dom Osório Bebber, na época bispo de Joaçaba.
Sua primeira nomeação foi de pároco da Paróquia Cristo Rei em Ibicaré (SC) na diocese de Joaçaba (SC). De 2004 a 2006 atuou como pároco da Paróquia São Marcos em Curitiba (PR). Seguiu então para Roma, na Itália, onde exerceu, de 2007 a 2018, a função de conselheiro e secretário geral da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres. Ainda em Roma, foi também pároco da Paróquia Santa Maria della Perseveranza, de 2015 a 2022.
__
Por Luiz Fernando Hanysz, com informaçoes de Cristiane Dubena e Sandra Nassar
Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba