Aconteceu no último domingo (01), mais uma edição do Congresso Missionário Arquidiocesano e este ano o evento foi realizado no auditório do Colégio Santo Anjo – Unidade Barigui. O objetivo do encontro foi animar missionariamente as lideranças das Comunidades Eclesiais Missionárias, e contou com aproximadamente 200 pessoas.
Confira o testemunho da Marluce Aparecida Baião Bely que participou do Congresso:
“Tive a graça de mais uma vez participar do Congresso Missionário de nossa Arquidiocese de Curitiba. Desta vez acompanhada de meu esposo, duas amigas da missão paroquial e de nosso pároco e Reitor. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo!” já nos colocou em chave missionária e espírito de saída além fronteiras.
O momento de oração inicial foi muito rico, profundo e pude renovar meu amor e ardor missionário, me abrindo para tudo que viria na sequência do programa.
De forma muito particular fui tocada por Deus nesta abertura, pois coube a mim levar, para compor a simbologia do palco, os “corações ardentes”. O texto ia nos introduzindo na temática. E, como não podia deixar de ser, iniciou com a entrada do Círio, como Luz de Cristo a guiar e abrir os caminhos. Na sequência, o globo terrestre, como expressão de todo o mundo e eu, com os corações, em terceira posição.
Aquela cena foi luz e chamado para mim. Eu só enxergava a luz de Cristo e, de repente, aquele globo plástico transparente foi se iluminando com a chama do círio. Era como se as realidades daqueles países estivessem sendo iluminadas pelo próprio Cristo para que eu, que vinha atrás, pudesse ter outro olhar. Não contive as lágrimas… O coração bateu forte e ardente!
Entendi que iniciava ali uma linda experiência com o dia de congresso. E foi uma surpresa do amor de Deus atrás da outra. Cada partilha missionária era um dom de amor e um impulso novo para cada um de nós. Destaco a grandeza da história dos 30 anos da IAM, sobretudo quando colhemos o testemunho da adolescente. Foi um congresso que nos converteu, nos evangelizou e nos recolocou no essencial da Igreja Missionária com “Corações Ardentes e Pés a Caminho… da Igreja Local aos Confins do Mundo”.
Saí decidida a discernir qual é o “confins do mundo” ao qual Deus me aponta como campo de missão!
Obrigada a todos que prepararam e se empenharam para que vivêssemos uma experiência tão humana e ao mesmo tempo tão sobrenatural.”
__
Por
Marluce Aparecida Baião Bely para a Comissão da Dimensão Missionária