Há 19 anos, Dom Peruzzo recebia a ordenação episcopal

O arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo recebeu a ordenação episcopal no dia 23 de novembro de 2005. De lá para cá, são 19 anos de muita dedicação àquela que ele considera sua principal missão: evangelizar!

Mas sua história de aproximação com a Igreja Católica remonta a um tempo ainda mais remoto – desde a infância. Filho mais velho de Angelo e Lourdes Peruzzo, José Antonio nasceu em 1960, em Cascavel-PR. Quando anunciou a intenção de seguir a vida religiosa, surpreendeu a todos da família, mas a mãe sentia, desde o ventre, que este seria o destino do primogênito. Mesmo com a surpresa, todos o apoiaram.

Estudou Filosofia e Teologia em Curitiba e, antes de optar definitivamente pela vida sacerdotal, chegou a ser aprovado no vestibular para o curso de Medicina. Mas o amor a Jesus e à Igreja falou mais alto.

Como padre, Peruzzo desenvolveu importantes trabalhos nos seminários Nossa Senhora de Guadalupe e São José, em Cascavel, e também como vigário na Catedral de Nossa Senhora Aparecida. No ano de 2005, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de Francisco Beltrão e Palmas.

Dom Peruzzo preside a Santa Missa no Corpus Christi de Curitiba. Curitiba, 08/06/2023. Foto: Amanda Buranelo

 

Peruzzo é mestre e doutor em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

A nomeação como Arcebispo Metropolitano de Curitiba foi feita pelo Papa Francisco em 7 e janeiro de 2015.

Dom José Antônio Peruzzo toma posse como arcebispo de Curitiba. Curitiba, 19/03/2015. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

 

Seu lema episcopal é “Facite Discipulos… Docete (Fazei discípulos… ensinai), lema que ele vem cumprindo à risca até hoje.