Confira a mensagem de Dom Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, para outubro, o Mês Missionário.
Olá meu irmão, minha irmã, homem ou mulher de fé, que tem consciência de pertença a uma grande comunidade dos que creem. A comunidade católica aqui da Arquidiocese de Curitiba.
O mês de outubro, assim o chamamos, Mês Missionário. Não sei se você já atinou para o sentido da palavra missão. Nem sempre percebemos, mas a palavra missão vem de um substantivo da língua latina: “missio” (envio). Cada um de nós, por natureza mesmo do batismo que recebemos, é enviado.
Eu gostaria, pois, de lhe sugerir: Nesse mês de outubro, tente identificar para quem e para onde o Senhor Deus me envia ou lhe enviou. Não se trata de sair percorrendo o mundo. Nós temos o nosso lugar, nossa história, nossa família. Mas os lugares que eu frequento, que você frequenta, que nós frequentamos e dos quais participamos e vivemos são ótimos para se reconhecer enviado.
Fica aí a pergunta. Vale para mim, para você, para todos os homens e mulheres da Igreja: A quem e ao que o Senhor me envia? O que tenho que levar? Que mensagem vou proclamar? Que testemunho vou dar? Talvez o Senhor esteja precisando da sua linguagem para que Ele se veja reconhecido. Ele, o Senhor Deus, se veja reconhecido por aqueles que estão carentes da sua proximidade.
Seja missionário no seu trabalho, na sua casa, no seu círculo de amigos, até no espaço dos seus divertimentos. Dá para ser sinal da presença Dele lá. Pense nisso! É um tema ótimo para este mês de outubro.
__
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo Metropolitano de Curitiba