Mensagem para o mês de setembro: Bíblia

Confira a mensagem de Dom Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, para setembro, o mês da Bíblia.

Um livro, quando se lê, quase sempre se começa do começo: “Capítulo um, capítulo dois, capítulo três”, e assim vai. Na maioria das vezes, aquele texto foi escrito pelo mesmo autor e segue uma lógica temática.

Já na Bíblia, temos 73 livros. É uma biblioteca, com contextos, situações, ideias e experiências muito distintas e até muito distantes. É a parte humana da Sagrada Escritura. Mas, se eu quero ler a Bíblia para minha maturação espiritual e de fé, eu não preciso começar lá do início, dos tempos antigos. Eu começo pelos Evangelhos. Se eu compreender os Evangelhos, depois eu posso compreender aqueles textos anteriores, filhos de épocas e mentalidades distintas. Então, para começar a ler a Bíblia, é melhor começar pelos Evangelhos. Marcos primeiro. Depois pode ser Mateus, depois Lucas. Dentre os evangelistas, o livro de Marcos foi o primeiro a ser escrito, ainda que na ordem da Bíblia esteja em segundo lugar, depois de Mateus e antes de Lucas, de João.

Marcos ele escreve de uma maneira bem mais simples, ele é um narrador. Ele apresenta o fato, os movimentos, as pessoas e não usa linguagem difícil. Não usa esquemas teológicos complicados. Ele quer nos apresentar uma sequência de fatos de Jesus para que o leitor compreenda quem é a pessoa de Jesus Cristo. A comunidade de Marcos estava mergulhada em muitas divisões internas e era uma comunidade perseguida pelos romanos. E aí, Marcos descreve o caminho da Cruz. O leitor vai compreender ao tempo de Marcos, lá no ano 65. Ele escreveu o que Jesus ensinou: “Quem quer me seguir, tome sua cruz e venha comigo.” O leitor de Marcos leu: “Jesus fez muitos milagres”. Viva!

Mas depois, ele resume que no lugar do entusiasmo é preciso um novo passo. É como um casamento! No começo é tudo um romance só, né? “Minha linda, minha princesa, minha flor, minha gata”. Ou então “meu príncipe, meu pedaço”. Mas, depois de um tempo, um percebeu que casou também com os defeitos do outro. Tem que recomeçar, tem que silenciar. Agora é que se ama de verdade!

Quando é tudo passionalidade fica fácil. Com o evangelho também… Fica superficial. Quando tudo é só milagre, não custa crer. Mas quando tem que abraçar a Cruz… Então, por onde começar a minha leitura da Bíblia? Comece por essas experiências mais próximas da história e também mais próximas de Jesus Cristo. Inicie sua leitura pelo evangelho de Marcos.

__

Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo Metropolitano de Curitiba